Superando o Luto

Superando o Luto

Na semana passada escrevi que o Luto é um sentimento que vai além da morte e pode acontecer em perdas importantes que temos na vida, não importando nossa idade.

O Luto leva em geral de 6 meses há um ano até ser superado. Se a pessoa continuar sofrendo desesperadamente após um ano, recomenda-se que procure auxilio psicológico pois pode tornar-se algo patológico.

O luto no geral é composto por três etapas, que não precisam ser nesta ordem:

  1. Negação da Morte: A pessoa simplesmente não acredita na perda que acaba de acontecer em sua vida. Ela recusa a acreditar. Em geral a fase de negação dura aproximadamente 6 semanas.
  2. Tristeza Profunda: Esta fase vem junto com um grande vazio na alma e no coração. Uma dor tão avassaladora que achamos que nunca irá passar. Comer, trabalhar, conversar, passam a serem feitas automaticamente. O sono pode ser prejudicado e a única coisa que alivia a dor é chorar. Chorar o mais que puder auxilia nesta faze de tristeza profunda.
  3. Aceitação: Nesta fase a dor diminui e a pessoa consegue voltar a ter gosto pela vida. A pessoa volta a sentir fome e a comer por prazer e não somente por obrigação e consegue dormir melhor. Vez por outra ainda pode chorar de saudades mas não com tanta frequência como no início e nem com tanta intensidade.

Alguns sentimentos experienciados durante o luto podem ser:

  1. Raiva: A raiva pode ser contra Deus, contra si mesmo em forma de arrependimento, contra outras pessoas, médicos, familiares etc.
  2. Culpa: Muitas pessoas se culpam pela perda. Creem que poderiam ter feito algo. Outras culpam-se por não terem expressado o amor que sentiam de forma apropriada, etc. A culpa agrava muito a dor e faz com que a pessoa demore a se recuperar do luto. Procure reduzir esta fase e não sentir-se culpado.
  3. Depressão: Algumas pessoas entram em depressão a ponto de não tomarem mais banho, não rasparem a barba, dormirem muito e ficarem vegetando, achando que a vida perdeu todo o sentido. Depressão por um mês é aceitável, mas por mais de 3 meses não é normal e a pessoa necessita procurar ajuda psiquiátrica.

Caso você perceba que está tendo muitas dificuldades de superar o luto, converse com um amigo de confiança, um terapeuta, um psicólogo, um padre, um pastor, enfim, alguém que possa te ouvir e de ajudar.

Para mim um modo altamente efetivo de desabafar e processar o luto é escrever.

Escreva em um papel tudo o que sente como se estivesse falando com o ente falecido. Chore enquanto escreva, escreva tudo que tem vontade, que nunca falou antes, diga que ama, peça desculpas, ponha tudo no papel. Extravase suas emoções escrevendo o mais que puder, quantas vezes forem necessárias, até sentir-se aliviado.

Vivencie cada fase do luto mas não se prolongue em nenhuma delas. Lembre-se que o luto deve ser superado dentro de um prazo de 6 meses até no máximo um ano e nada mais que isso.

Por: Sandra Maria Duarte

indiagestao.blogspot.in

E-mail: [email protected]

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1