Impressora 3D

Impressora 3D

Imagine você ser capaz de enviar um objeto por e-mail. Imagine um mundo onde você possa construir suas próprias coisas, bastando para isso apertar um botão. Um mundo onde tudo, seja seu carro, sua casa ou as juntas do seu corpo, possa ser impresso!

Não e refiro a uma impressão em um papel mas sim a impressão de objetos que você pode segurar em suas mãos, usar, brincar e fazer diversas copias.

Recentemente eu descobri uma impressora 3D que chamou minha atenção e imaginação e que criou um objeto verdadeiro, um objeto tridimensional e não somente um desenho impresso numa folha de papel.

Em 1984Charles W. Hull criou a primeira impressora 3D mas devido a questões relacionadas a patente esta tecnologia não pode ser utilizadaaté recentemente.

Deixe-me mostrar-lhe o mundo onde tudo pode ser feito em sua casa.

Todos nós pelo menos uma vez na vida já usamos uma impressora tradicional, onde imprime-se uma imagem ou texto em uma folha de papel. Imagine o mesmo conceito mas você acrescenta altura a isso.

Imagine um vaso sendo cortado em fatias.Cada fatia é impressa e é colocada uma sobre a outra até formar o vaso, obtendo-se assim um objeto tridimensional.

Como você pode ver nas fotos abaixo, o bocal de bronze dispensa plástico derretido em camadas que são acrescidas as anteriores,obtendo-seassim um objeto como pode-se ver na segunda foto.

O mundo da impressão 3D está em plena evolução, na China um grupo de engenheiros imprimiram 3 casas dentro de 24 horas.A Boeing e a Airbus já estão fazendo complementos para suas aeronaves utilizando enormes impressoras 3D profissionais. Inclusive as impressoras 3D estão imprimindo chocolates em diferentes formatos. Imagine seus ovos de Pascoa totalmente personalizados do modo como você quer!

Próteses impressas em 3D estão sendo usadas para fazer produtos melhores do que os tradicionais. Um time de cientistas também criou orelhas artificias em impressoras 3D, que podem ser implantadas na pessoa sem ter tantos problemas de rejeição.

Tem sido dito que após a revolução da Internet após a década de 90, a próxima revoluçãotecnológica é a das impressoras 3D.

Mesmo que agora você ainda não entenda muito sobre esta tecnologia,esteja pronto para ser parte deste novo mundo onde tudo pode ser impresso. É a hora de abrirmos nossa imaginação e simplesmente apertarmos um botão para imprimirmos tudo que quisermos.

 

Por: Sourabh Roddey com versão de Sandra M. Duarte

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1