Três Estágios

Três Estágios

- Foto: Divulgação

Basicamente podemos dividir em três, os estágios pelos quais passamos, ao empreendemos uma tarefa de médio ou grande porte.

Estarmos consciente destes estágios nos ajuda a manter o foco até que o objetivo principal seja alcançado.

1. Descrença

O primeiro estágio é a descrença.

A descrença divide-se em dois tipos:

1.a. Você mesmo não está certo de que pode atingir seu objetivo, sente-se inseguro, pensa e repensa mais nos ‘contras’ do que nos ‘prós’.

1.b. A descrença por parte dos outros.

Você dá muito ouvido a opinião alheia que em geral é sempre negativa. Nesta fase inicial é comum ouvirmos dos outros frases como: “Ah não sei não se isso vai dar certo”. “Me parece arriscado demais”. “Tem certeza que é isso mesmo que você quer”. “Já pensou em tudo direitinho, colocou tudo na balança?” e vai por ai afora, isso quando a pessoa não te desencoraja totalmente logo de cara com um “iiiih, isso não vai dar certo, pode ir tirando o seu cavalinho da chuva”.

Muitos param neste estágio. Faltam-lhes coragem e autoconfiança para seguirem enfrente.  

2. Oposição  

Particularmente eu considero este o estágio mais complicado. Neste estágio você tem que estar preparado para receber uma pesada carga de críticas negativas com o claro intuito de derruba-lo e dissuadi-lo a parar o que esteja fazendo.

A ignorância e a inveja causadas pela pequenez da alma humana não poupa recursos para te derrubar e te ver por baixo, causando todo o tipo de oposição possível e imaginável e até mesmo apelando para insultos, calúnia e difamação.

Cansados de lutarem para se defenderem, a maioria resolve desistir.

 

3. Aceitação

Uma vez estabelecido em seu objetivo a Aceitação é o terceiro e último estágio. Muitas vezes, aquelas mesmas pessoas que te criticaram ferozmente, agora não só te aceitam como algumas até te elogiam e dizem que tudo não passou de “um mal entendido”. Saiba que a maioria te aceita por obrigação, pois não conseguiu impedir sua chegada ao topo, enquanto que uma minoria consegue perceber que realmente estava equivocada em relação a você e seu objetivo; para esses, a sua postura firme e decidida acabou sendo a famosa “luz no fim do túnel” ou seja, você acabou iluminando um pouco suas mentes limitadas.

Se você e seu objetivo chegaram na Aceitação, PARABÉNS! Você venceu!

Profª. Sandra Maria Duarte

Geógrafa, Psicanalista e autora do blog INDI(A)GESTÃO www.indiagestao.blogspot.com

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1