Manhãs na Índia

Manhãs na Índia

- Foto: Divulgação

Caso você não seja rico, a Índiaé um pais extremamente difícil para se viver.Quando se é rico tudo é mais fácil, mesmo nos lugares primitivos do nosso planeta. Como dizia meu pai: “O único santo que faz milagre é o São Dinheiro”. Ele tinha razão. Com dinheiro tudo é muito mais fácil. Mas como este não é o meu caso, vou compartilhar hoje com você minhas manhãs indianas.

Dormir pela manhãé tarefa difícil.

As 6:00 hs chega a água no encanamento público. Não pense você que em um país com mais de 1 Bilhão de indianos, o encanamento público tem água 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Água é um produto de luxo por aqui. Água de boa qualidade é simplesmente inexistente.

Assim sendo, o governo indiano libera água aos canos somente por duas horas durante todo o dia. Uma hora pela manhã, as 6:00 hs e mais uma hora as 16:30 hs. No verão simplesmente não há água, e temos que chamar o caminhão pipa para abastecer a vazia caixa d’água.

Durante os seis meses do ano de clima menos quente, a água corre fraquinha pelos canos e temos que ligar o barulhento motor que puxa a raquítica água para a caixa d’água que fica em cima da casa. 

Por uma hora, da 6:00 hs as 7:00 hs da manhã ninguém dorme pois todos os vizinhos ligam os motores e a poluição sonora chega as alturas! Uma tortura diária obrigatória se não quisermos ficar sem água, pois nunca há garantia de que a água venha também as 16:30 hs, como deveria.

A partir das 7:00 hs os vendedores ambulantes começam a passar pelas rua, gritando no máximo de sua capacidade vocal, o nome de seus produtos.

Os vendedores de vegetais gritam: cebola, batata, cenoura, berinjela etc, etc, etc

Os vendedores de frutas fazem o mesmo; e o drama se repete igualmente para os vendedores de peixes, de carpetes, de roupas, o consertador de sapatos (sapateiro), o comprador de sucata como latas, ferro, garrafas de vidro, etc. A gritaria dos vendedores ambulantes continua até as 13:00 horas.

É também as 7 horas da manhã que o entregador de jornal joga com toda força o jornal enrolado em formato de tubo, contra a porta da frente; fazendo um estrondo que acorda até mesmo meus gatos.

As 8:00 hs chega a empregada, que somente lava as louças, varre e passa pano no chão.

As 8:00 hs os vizinhos começam a escarrarão matinal. São profundos escarros barulhentos que por vezes creio que seus pulmões vão sair pela boca.

Os indianos tem por hábito escarrar pelas manhãs numa tentativa de manter os pulmões limpos, visto que a Índiaé o país número um em casos de tuberculose pulmonar.

As 8:30 hs chega o dalit que recolhe o saco de lixo.

As 9:00 hs preparo meu desjejum, dou comida para os gatos, ponho a roupa para lavar e finalmenteas 10:00 hs vou dormir, pois trabalho no período noturno.

Resumindo, dormir pela manhãéIMPOSSÍVEL na Índia! A menos que você esteja em um hotel 5 estrelas.

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1