Tendências de Consumo

Geralmente para conhecermos melhor as tendências de consumo o ideal é a realização de uma pesquisa completa de mercado

Ao falarmos em empreendedorismo nos referimos a essência de sua palavra, ou seja, empreender que vem do latim imprehendere e que significa propor-se, tentar (ação laboriosa e difícil), pôr em execução.

Pela própria definição verifica-se que não é tarefa das mais fáceis e que requer uma dose de coragem. Empreender é esforçar-se para construir algo, fazer com que algo aconteça e traga resultado.

Temos falado muito sobre tipos de negócios e ideias que podem fazer diferença quando decidimos empreender. Contudo, outro ingrediente extremamente importante de ser conhecido são os hábitos de consumo das pessoas. Em todo tipo de negócio isso é fundamental para o seu sucesso.

Geralmente para conhecermos melhor as tendências de consumo o ideal é a realização de uma pesquisa completa de mercado. Se o seu negócio for físico, por exemplo loja, o ideal é que a pesquisa foque no seu mercado consumidor que provavelmente é local, ou regional. Se o negócio for virtual então a pesquisa deve ser mais abrangente e identificar hábitos gerais de consumo.

Embora, as pesquisas possam parecer custosas, o que, em um primeiro momento, inviabilizaria o próprio negócio, existem pesquisas prontas que são realizadas e que contemplam hábitos gerais de consumo.

O que me motivou a escrever o artigo desta semana foi um e-mail que recebi de um portal, líder de catálogos e encartes online presente em 17 países, o Tiendeo – www.tiendeo.com.br – apresentando à mim uma pesquisa sobre tendências de consumo em diversos países. Fiquei pensando, de fato, as pesquisas são ferramentas poderosas de apoio aos empreendedores.

Desta forma, compartilho a pesquisa realizada pela Tindeo com os leitores do JE.

Segundo a pesquisa realizada com consumidores da internet, a maioria desses dizem que a melhor maneira de economizar é planejar as compras com antecedência. Chegou-se à conclusão que nos 17 países pesquisados a categoria mais popular é a de hiper-supermercados e que os produtos mais caros do carrinho de compras são os mais pesquisados, a segunda categoria mais pesquisada é a moda.

Na Alemanhã, por exemplo, a busca de encartes de supermercado representa 57% do total de buscas. A rede mais vista na Europa é justamente a Alemã Lidl. Dos países pesquisados a Índia é a que tem menos busca em função da baixa predominância de redes de grandes supermercados.

A cerveja é o produto mais procurado, seguida pelo frango. Argentinos, brasileiros e holandeses são os mais interessados nessa bebida, já colombianos, ingleses e peruanos optam mais pela carne.

O café é estrela entre portugueses e americanos. Na Itália a água é o produto número um. O informe de Tiendeo também mostra que o arroz, o chocolate e o lombo suíno estão entre os produtos mais procurados na Internet no caso de Índia, França e Alemanha. Os usuários espanhóis porém, se afastam desta tendência, assim como os mexicanos, sendo as fraldas o produto mais procurado na Internet.

No Brasil a rede mais procurada é o Carrefour e a marca mais procurada a Skol. 

Conhecer tendências e preferências é fundamental para o sucesso dos negócios!

Foto

Ricardo Rios

ver mais
Publicidade:

mais de Ricardo Rios

Comentários:

1