Depósito de Crianças

Há 40 anos atrás o plano de vida da maioria das mulheres era casar-se, ter filhos, cuidar do ar e dar boas maneiras aos filhos; incluindo valores morais, sociais e religiosos.

Há 40 anos atrás o plano de vida da maioria das mulheres era casar-se, ter filhos, cuidar do ar e dar boas maneiras aos filhos; incluindo valores morais, sociais e religiosos.

Após a entrada das mulheres no mercado de trabalho, os filhos passaram a ser raramente uma escolha, e mais comumente um subproduto do sexo.

Estas crianças subproduto do sexo, deram origem a uma verdadeira explosão de creches e escolinhas infantis. As mães trabalhadoras necessitavam de um local seguro para deixarem seus filhos enquanto trabalhavam.

Acontece porém que as mães não-trabalhadoras, adoraram a idéia e também começaram a deixar seus filhos em creches e escolas de educação infantil. Como a demanda era muito maior do que a quantidade de boas creches e escolas disponíveis, surgiram os “depósitos de crianças”; ou seja, creches e/ou escolas sem a menor orientação educacional, somente espaços murados com cuidadoras popularmente chamadas de “tia” para garantir que os pequenos nãos se machuquem muito correndo pra lá e pra cá.

As crianças cresceram e agora ocupam as escolas de ensino fundamental e médio. Embora no ensino oficial os professores sejam pagos para ensinar português, matemática, ciências, história, geografia etc., alguns pais de alunos esperam que os professores ensinem também boas maneiras, valores morais e sociais, pois os pais não querem ter o trabalho de ensinar os próprios filhos com a desculpa de que não tem tempo pois trabalham fora. No entanto tiveram tempo para fazer o filho.

A maioria dos pais é mais realista e não esperam muito do ensino oficial. Somente continuam vendo a escola como um deposito de crianças, onde podem deixar os filhos e assim se livrarem deles por 4 horas ou mais, dependendo do tempo que a criança leva para ir e voltar da escola.

A boa educação vem do berço. Quem tem que educar não são os professores; são os pais, ou seja, o pai e a mãe da criança, são eles que devem dar valores morais e boas maneiras para os filhos. Professor tem que ensinar matemática, português, geografia etc.

Enquanto os pais continuarem vendo a escola como um local para se livrarem dos filhos por algumas horas, o Brasil vai continuar sendo o país violento e de terceiro mundo que é.      

Antes de conceber um filho que seja tão somente um subproduto do sexo, Informe-se sobre os diversos meios anticoncepcionais disponíveis gratuitamente nos postos de saúde de todo o Brasil.

 

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1