Viajar é Preciso

Não me refiro as viagens psicodélicas feitas com ácidos, dos anos 80

Não me refiro as viagens psicodélicas feitas com ácidos, dos anos 80; pois este tipo de viagem te leva a queima de neurônios que provoca perda de memória e já levou muitas pessoas a morte.

Me refiro a viagem no estrito senso da palavra; mais do que isso, me refiro a viagens internacionais; e vou te explicar o por quê.

Quando viajamos para fora de nosso próprio país, entramos em contato com outras culturas e outros modos de vida. Isso faz com que abramos nossas mentes e sentimentos à idéias pré concebidas que nos são vendidas pelos meios de comunicações em massa.

Viajando, passamos a perceber por nos mesmos, as distorções e aberrações que nos são enfiados guela abaixo por pessoas inescrupulosas ou mesmo por pura ignorância; e assim tiramos nossas próprias conclusões, usando nosso próprio cérebro e não o que nos foi dito por outrem.

O ideal é que façamos pelo menos duas viagens internacionais na vida. Uma para um país rico e outra para um país pobre. Ao viajarmos para um país em melhor situação econômica do que o nosso, podemos ver o que falta em nosso país e como deveríamos nos portar e cobrar certas coisas de nossos governantes.

Ao viajarmos para um país pobre em pior situação econômica que o nosso, podemos ver e até sentir orgulho do que temos e já conquistamos e podemos abrir nossos corações para ajudarmos os que necessitam de nós.

Para os que moram no Brasil, deixo aqui minha sugestão: o país em situação econômica melhor, mais próximo ao Brasil para viagem é os Estados Unidos da América e os países mais pobres próximo ao Brasil são a Bolívia e o Peru. Naturalmente que você pode e deve escolher os países em que quer viajar.

Naturalmente que todas as viagens exigem preparo, leitura e pesquisa anteriores, para não se entrar numa fria, não importa para onde estivermos viajando.

Comece a planejar suas duas viagens internacionais e você vai ver como sua cabeça vai abrir em relação a muitas coisas e seus conhecimentos e modo de pensar e ver o mundo vão expandir e atingir novos horizontes de entendimento acerca do mundo.

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1