
Olá, Investidores.
Nesta semana voltamos com a coluna Olhar Econômico.
Na última coluna falamos bastante sobre inflação, tema que muitas vezes é visto como um bicho-papão pelo brasileiro.
Mas o que muita gente não sabe é que a inflação pode ser boa para os seus investimentos, e hoje vamos explicar o motivo.
Em títulos de renda fixa existem, basicamente, três tipos de rentabilidade. São eles:
- Títulos pré-fixados: Nessa classe, já sabemos a rentabilidade no momento da compra do título. Por exemplo 12% ao ano. Independente do que aconteça, o investidor receberá 12% de rendimento ao ano.
- Títulos pós-fixados: Esses títulos tem a rentabilidade atrelada a algum indexador, geralmente a Selic. Por exemplo 110% da Selic. Com a taxa Selic hoje em 7,75%, o título renderia 8,5% ao ano. Mas como a perspectiva é de aumento da Selic, podendo chegar a 11% no ano que vem, este título pode render 12,1% ao ano.
Investimentos em títulos pós-fixados estão interessante pelo momento atual da nossa economia.
- Títulos de Inflação: Essa é a classe de ativos de renda fixa sobre a qual mais vamos falar hoje. Justamente porque sua rentabilidade é atrelada ao IPCA, que é o indexador que mede a inflação em nosso país. Um exemplo é um título pagando IPCA + 4,00% ao ano. Isso significa que, independente da inflação, você sempre terá um ganho real nos seus investimentos. Considerando a inflação dos últimos 12 meses, de 10,67%, esse título renderia 14,67% ao ano.
“Ah, mas e se a inflação for de 80%?”
Se a inflação for de 80%, o título renderia 84%.
Viu só como a inflação nem sempre é algo negativo e pode ser sua aliada nos investimentos?
Você só precisa ter um profissional do mercado financeiro ao seu lado para te auxiliar na tomada de decisão.
Conte comigo para fazermos o seu dinheiro trabalhar por você, com investimentos de baixo risco e que vão te ajudar a conquistar sua independência financeira.