Confira a primeira edição da Coluna Olhar Econômico

Confira a primeira edição da Coluna Olhar Econômico

Olá.

Muito prazer, somos a coluna OLHAR ECONÔMICO.

A partir de hoje vamos trazer para os leitores do Jornal da Economia uma série de textos voltados para o entendimento da economia brasileira e mundial.

Traremos explicações sobre conceitos básicos de economia, fazendo uma ligação com acontecimentos recentes que movimentaram o cenário macro econômico.

Nesta primeira edição temos abaixo alguns conceitos chave, que são:

- Selic: É a taxa básica de juros no Brasil, definida pelo Banco Central. Em suma, é a taxa que define quanto de juros serão cobrados pelo nosso sistema financeiro.

- Renda Fixa: Ao aplicar em renda fixa o investidor está emprestando dinheiro para alguma instituição, que pode ser o Governo Federal; Bancos ou outras empresas e em troca receberá juros sobre o capital investido.

Nessa classe de investimentos o investidor sabe no momento inicial da aplicação qual será o prazo e o rendimento do ativo, o que traz segurança, pois além de já se saber quanto o ativo vai rentabilizar, alguns ativos de renda fixa contam com garantia do FGC.

- FGC: Fundo Garantidor de Crédito. É um fundo mantido pelos bancos brasileiros para gerar maior confiança ao investidor. Seu funcionamento é muito simples. Ao investir em um produto com garantia do FGC o investidor tem a segurança de que irá receber o valor aplicado mesmo que o banco para o qual se emprestou dinheiro venha a falir. É por esse motivo que a renda fixa atrai tantos investimentos.

Produtos que contam com a garantia do FGC: CDB; LCA; LCI; Poupança e Conta Corrente.

- CDB: É um título onde o investidor irá emprestar dinheiro para um banco e receberá juros em troca.

Por fim vou trazer um fato e um questionamento:

A Selic vem subindo ao longo deste ano. Sendo ela a taxa básica de juros no Brasil, investimentos de Renda Fixa (que pagam juros ao investidor) estão mais ou menos interessantes?

A resposta você acompanha na nossa próxima coluna.

Foto

Jonas de Oliveira Costa Junior

Natural de São Roque (SP), Jonas de Oliveira é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atua como assessor de investimentos da EWZ CAPITAL / Banco BTG Pactual.

ver mais
Publicidade:

mais de Jonas de Oliveira Costa Junior

Comentários:

1