Intolerância à lactose

Intolerância à lactose

Pesquisas indicam que grande parte da população apresenta intolerância à lactose após o desmame, fase na qual a criança deixa de receber o leite materno em sua vida, havendo uma transição para o leite de vaca e introdução de novos alimentos. Mas afinal, o que significa ter uma intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é a dificuldade do indivíduo em digerir alimentos que contêm lactose, que é um carboidrato, mais conhecido como o açúcar presente em alimentos lácteos, como: leite, iogurte, queijos, entre outros. Isso ocorre pelo fato do indivíduo ter um comprometimento na produção da lactase, enzima responsável pela quebra da lactose em glicose e galactose (carboidratos menores). Sem essa enzima, o processo de digestão desses alimentos é dificultado, podendo gerar sintomas de distensão, flatulência, dor abdominal e até diarreia.

Contudo, isso não significa que todos indivíduos intolerantes terão todos esses sintomas intensamente, tudo depende da quantidade de lactose que foi ingerida e do grau de intolerância que a pessoa apresenta. Nesses casos, para evitar sintomas desagradáveis, é recomendado que se evite produtos lácteos ou, dependendo da situação, pode haver uma recomendação médica da ingestão de comprimidos que contêm essa enzima, para que pacientes possam ingerir alimentos lácteos sem qualquer desconforto gastrointestinal. Outro ponto importante a destacar, é para que tenham atenção, já que dependendo do grau de intolerância do indivíduo, não se deve exterminar de vez a lactose da alimentação, já que pode causar prejuízo nutricional de cálcio, consequentemente podendo diminuir a resistência óssea, por isso, é sempre indicado o acompanhamento nutricional de um profissional.

Foto

Giovanna Ferraresso

Me chamo Giovanna Ferraresso Costa, tenho 20 anos e estou no 5° semestre do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo. Atualmente participo da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica e faço estágio também na área clínica. E-mail: giferraresso18@gmail.com Instagram: @giovannaferraresso

ver mais
Publicidade:

mais de Giovanna Ferraresso

Comentários:

1