Giovanna Ferraresso fala sobre a importância de alimentos antioxidantes

Para entender o assunto, primeiro é necessário saber o que é um radical livre

Giovanna Ferraresso fala sobre a importância de alimentos antioxidantes

Oii, como vocês estão?

Hoje venho falar sobre o que são alimentos antioxidantes e qual a importância e função deles em nosso organismo. Por que será que é tão importante adquiri-los através da nossa alimentação?

Para entender a importância de um antioxidante em nosso organismo, temos que entender antes o que é um radical livre. Nosso organismo apresenta uma ação fisiológica de liberação de radicais livres (espécies radioativas de oxigênio) podendo ser liberado em excesso quando se tem maus hábitos, ou seja, são moléculas prejudiciais à nossa saúde, nas quais atacam células sadias ao se ligarem a músculos cardíacos, lipídeos, colágeno, membrana, entre outros. A ação do radical livre ao longo do tempo pode desenvolver uma série de consequências maléficas, dentre elas, podemos destacar: enfraquecimento do sistema imunológico, fazendo com que o indivíduo esteja mais suscetível a doenças, a aceleração do processo de envelhecimento ou até mesmo desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por esse motivo, é fundamental a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes para combater o agente oxidante, além de hábitos mais saudáveis ao longo do dia.

Dentre as orientações, é recomendado a ingestão de alimentos ricos em vitamina E (oleaginosas, leguminosas, soja, milho, azeite de oliva, entre outros), hortaliças verde-escuras (espinafre), morango, ameixa seca, brócolis, cúrcuma, cenoura, jabuticaba, mirtilo, romã, etc. Além disso, o estresse pode ser um fator que pode agravar esse quadro, portanto, se manter calmo, relaxado, é fundamental, para isso tente realizar atividades que sinta prazer e te traga bem-estar.

Foto

Giovanna Ferraresso

Me chamo Giovanna Ferraresso Costa, tenho 20 anos e estou no 5° semestre do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo. Atualmente participo da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica e faço estágio também na área clínica. E-mail: giferraresso18@gmail.com Instagram: @giovannaferraresso

ver mais
Publicidade:

mais de Giovanna Ferraresso

Comentários:

1