Alimentação X Imunidade

A alimentação está diretamente relacionada com a nossa resistência

Alimentação X Imunidade

Oii, tudo bom?

Hoje vim falar um pouco da relação entre a alimentação e imunidade, um tema extremamente importante de ser abordado, principalmente devido ao agravamento da pandemia, um momento fragilizado para todos nós, já que estamos suscetíveis de contrair o vírus.

A alimentação e práticas do cotidiano estão diretamente relacionadas com a nossa resistência. Uma alimentação rica em alimentos “in natura” ou "minimamente processados”, ou seja, que não sofreram alterações após recolhidos de sua origem, têm propriedades antioxidantes e anti inflamatórias que auxiliam no sistema imunológico.

As vitaminas A, C e D estão muito relacionadas à imunidade, o consumo de frutas cítricas (laranja, morango, kiwi, limão, entre outras), hortaliças verde-escuras, oleaginosas, por exemplo, são muito importantes para fortalecemos nosso sistema imunológico consequentemente diminuindo a chance de contrair o vírus. Além disso, práticas como tomar sol , ter um sono regulado, práticas de exercício físico, controle do estresse, também são fatores extremamente importantes para esse processo, não é apenas a alimentação que irá te fortalecer. Existem também fatores que podem diminuir essa imunidade, dentre eles, pode-se destacar: o tabagismo e o alcoolismo, ambos podem dar abertura para possíveis doenças imunológicas.

Portanto, recomendo que nesse momento vocês tenham consciência para analisar a situação e cuidar de si mesmo. Para isso, opte por diminuir o consumo de industrializados, isto é, produtos comprado prontos, como: refrigerantes, doces, salgadinhos, embutidos (salsicha, presunto, linguiça), macarrão instantâneo, bolachas recheadas, sucos de caixinha, entre outros. Além disso, tire um tempo para você e fazer coisas que você se sinta bem, ouça uma música, medite, se exercite, tome um chá, assim você manterá uma boa saúde tanto fisiológica quanto mental, lembrando que ambas estão diretamente relacionadas ao bem-estar.

Foto

Giovanna Ferraresso

Me chamo Giovanna Ferraresso Costa, tenho 20 anos e estou no 5° semestre do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo. Atualmente participo da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica e faço estágio também na área clínica. E-mail: giferraresso18@gmail.com Instagram: @giovannaferraresso

ver mais
Publicidade:

mais de Giovanna Ferraresso

Comentários:

1