Vitamina D: saiba mais sobre sua importância e formas de adquiri-la

Manter bons níveis dessa vitamina no organismo é fundamental

Vitamina D: saiba mais sobre sua importância e formas de adquiri-la

Oiii, como vocês estão?

Nesse momento que estamos vivendo de pandemia, a vitamina D, ou também chamada de calciferol, é uma das vitaminas fundamentais para exercer funções relacionadas ao metabolismo ósseo e também no fortalecimento de nossa imunidade. Assim, é de extrema importância manter bons níveis dessa vitamina em nosso organismo.

Muitos indivíduos apresentam deficiência da vitamina D, que é gerada principalmente por ingestão insuficiente de alimentos que contém essa vitamina, baixa exposição solar ou até mesmo doenças intestinais ou renais, podendo desenvolver consequências mais graves em crianças (raquitismo) e em adultos (osteomalácia).

A forma mais eficaz de adquiri-la é através da exposição solar, já que é a única vitamina que pode ser sintetizada endogenamente, ou seja, conseguimos produzi-las no momento que entramos em contato com a luz solar. Por outro lado, pensando na obtenção da vitamina através da ingestão de alimentos, acaba não sendo uma estratégia tão interessante, já que não existe uma grande variedade de fontes alimentares e das quais apresentam, não são tão acessíveis à população devido ao custo. Dentre os alimentos ricos nessa vitamina, pode-se destacar: óleos do fígado de peixes, sardinha, atum, salmão, bacalhau, entre outros.

A partir disso, é recomendado que todos tenham pelo menos 10 minutos durante o dia para conseguirem se expor ao sol. Essa ação é fundamental para manter uma boa imunidade, além de diminuir danos relacionados à saúde mental, evitando desenvolvimento de, principalmente, ansiedade e depressão.

Foto

Giovanna Ferraresso

Me chamo Giovanna Ferraresso Costa, tenho 20 anos e estou no 5° semestre do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo. Atualmente participo da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica e faço estágio também na área clínica. E-mail: giferraresso18@gmail.com Instagram: @giovannaferraresso

ver mais
Publicidade:

mais de Giovanna Ferraresso

Comentários:

1