Trilhando por São Roque

Trilha Darcy - Capela

Trilhando por São Roque

Percorrer caminhos e trilhas é a maneira mais intensa de contato com a natureza, seja por meio da mata atlântica, reservas, cachoeiras e riachos, os caminhos estão por todo lado, basta à gente se atrever a botar o pé na estrada de terra e conhecer novos rumos e paisagens.

Dessa vez fizemos uma trilha entre a Vila da Mata até a Capela Santo Antônio;

 

Para chegar ao ponto de partida, vá pela Estrada Vila Darci Penteado, entre na estrada de terra que beira o novo condomínio Vila da Mata, siga as placas que direcionam para pousadas Juriti e Quinta do Engenho.

A 1,5km da estrada está a pousada Juriti. Sugiro estacionar o carro por lá. Nosso percurso começa ali, na cerca da pousada. Logo no inicio conseguimos ouvir o barulho das águas a direita da trilha.

O percurso é uma estrada de terra, passam poucos carros por lá. Boa parte é cercada por mata Atlântica, lá podemos sentir aquele ar condicionado natural (se estiver em um dia nublado ou mais frio, leve uma blusa leve), o frescor do local é realmente muito agradável e revitalizante.

Pelo caminho, alguns trechos são mais abertos e possuem chácaras de veraneio ou de moradores locais, algumas com criações de animais que divertem o trajeto.

O riacho nos acompanha a direita do percurso, com diversos trechos em que se torna mais visível e com o som das águas mais intenso.

O barulho dos pássaros é muito presente, é possível encontrar diversas espécies e se tiver sorte até esquilos aparecem pelo caminho.

A caminhada dura aproximadamente 40 minutos é na maior parte plana, quase no final do percurso há uma subida mais íngreme, porém de dificuldade baixa. Muitos também fazem o percurso pedalando.

A estrada de terra termina na Estrada asfaltada Mario de Andrade, a principal do bairro Planalto Verde, logo a direita está a entrada do Sítio Santo Antônio, onde fica a Capela.

Para visitação do local, recomendo checar os horários de funcionamento, pois estão reduzidos no período da pandemia.

Para chegar até a Capela há um pequeno trecho de descida em meio à natureza. Aproveite também para conhecer um pouco da história do local. O sítio tem uma Casa e uma Capela, foi construído em 1640 e é um dos mais belos patrimônios da nossa cidade.

Informações: http://www.casasbandeiristas.com.br/casa-e-capela-do-sitio-de-santo-antonio/

Leve água e um lanche leve, pois tem o caminho de volta para o ponto de partida.

Boa trilha!

Foto

Andre Gutierres

André Gutierres, sul-mato-grossense, residente em São Roque SP, administrador durante a semana e que tem por hobby se aventurar em trilhas nas horas livres. Compartilharei aqui minhas experiências e darei dicas para quem quer ter um hábito mais saudável aliado com a natureza. Contato: gutiandre@gmail.com

ver mais

mais de Andre Gutierres

Comentários:

1