Novo degrau

Confira o novo texto da coluna "Apenas uma crônica", de Francisco Sacramento

Novo degrau

O passar dos tempos demonstra a existência fatos muito curiosos, como destaca, Geoffrey Blainey em “Uma breve História do Mundo” e em “Uma breve história do Século XX”. Um deles, é que grandes transformações foram geradas no contexto de distintos cenários: guerras; invenções; inovações; alterações sociais e políticas; novas metodologias; descobertas espaciais; soluções diferenciadas no campo da química, física e da física; abordagens distintas na área da medicina; ou na ocorrência de novos vírus. Neste ano nos confrontamos com um obstáculo ainda não muito bem dimensionado:a pandemia provocada pela disseminação do coronavírus a abalar estruturas tradicionais e precipitar tendências as quais, até dezembro último eram consideradas como inovações a serem assumidas gradativamente. As ondas de progressão dessa virose se espalharam, persistem até o presente momento a deixar um rastro de insegurança e incertezas de proporções fenomenais. Remédios estão sendo apregoados em muitos cantos como soluções que ainda não se concretizaram; medidas drásticas estão sendo tomadas, mas ainda parecem ser frágeis. Nesse ambiente persistem as interrogações: Como? Quando?

No atual cenário, ações estratégicas se avolumam e a realidade digital está a ditar novas linhas de ação. Um fato concreto já se anunciou: o mundo pós pandemia não será o mesmo. As recentes decisões assumidas pelo bloco europeu focam o desenvolvimento de agressivas posturas políticas, além de investimentos maciços e seus efeitos já estão a se propagar por diferentes regiões do globo onde outras vozes e olhares clamam pela presença de diretrizes políticas, econômicas e financeiras distintas das existentes as quais, terão significativo impacto nos conceitos tradicionais de vivência. Nunca é tarde para repetir o refrão: “o mundo mudou e você?” No agora assuntos que estavam sendo defendidos como importantes e que enfrentavam a morosidade das decisões alicerçadas no “depois conversaremos sobre esse tema” passaram a ser prioritários e mesas estão sendo “viradas”. Enfim, estratégias e ações digitais estão rapidamente assumindo posição de comando e tal qual um Tsunami vão gerar o nascimento de um novo mundo. Fica a interrogação para os incrédulos: será que ainda é necessário desenhar para que eles se libertem de suas amarras?

Foto

Francisco Sacramento

Palestrante/professor especializado em atendimento ao cliente e gestão de recursos, Francisco Sacramento. Administrador de Empresas Graduado e Pós-graduado pela Fundação Getulio Vargas – SP, mestre em Administração pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. Professor, palestrante, fotógrafo, orquidófilo. Membro da Academia de Letras Araçariguama (cadeira Guilherme de Almeida). É autor de artigos científicos ...

ver mais

mais de Francisco Sacramento

Comentários:

1