
Semana passada eu fiz uma enquete com 29 brasileiros/as e 29 indianos/as portanto perfazendo um total de 58 participantes.
A intenção era observar as diferenças nas respostas desses dois grupos de pessoas.
É importante deixar claro que os brasileiros que responderam à enquete são de maioria cristã e os indianos são de maioria hindu.
A pergunta foi a seguinte: “Em plena pandemia de coronavirus, se alguém batesse à sua porta pedindo um kilo de arroz, você daria?”
Veja como foram as respostas:
Brasileiros |
Indianos |
Sim = 26 |
Sim = 19 |
Não = 03 |
Não = 10 |
Seria fácil concluirmos que os brasileiros são mais generosos que os indianos. No entanto isso não seria correto por três motivos:
-
O governo indiano imediatamente após a decretação da quarentena, montou o maior esquema de distribuição de refeições prontas, distribuição de 10 quilos de alimentos de cesta básica e uma remuneração de 600 rúpias por pessoa. Muitos dos indianos responderam que não dariam 1 kilo de arroz, mas que indicariam o centro de distribuição mais próximo.
-
Os indianos estão cansados de ver as pessoas pegando donativos e vendendo-os para poder comprar bebidas alcoólicas e drogas. Eles sabem que na verdade a pessoa não usaria o um quilo de arroz para comer mas sim para revendê-lo. A Indústria da Esmola é notória aqui na Índia.
-
Hindus acreditam em Karma. Segundo eles, as condições atuais da vida de uma pessoa é baseada em suas ações no passado, ou seja, a pessoa está colhendo o que plantou, e assim sendo, não devemos interferir. Eles acreditam em justiça divina. Deus sabe o que faz. Se você interferir, significa que você acha que sabe mais do que deus e que deus não está fazendo a coisa certa.
Culturas diferentes veem e interpretam fatos de modos diferentes. É aconselhável manter isso em mente ao interpretar dados estatísticos.
Agora me responda: Em plena pandemia de coronavirus, se alguém batesse à sua porta pedindo um kilo de arroz, você daria?