Solidariedade em época de Pandemia

Solidariedade em  época de Pandemia

Semana passada eu fiz uma enquete com 29 brasileiros/as e 29 indianos/as portanto perfazendo um total de 58 participantes. 

A intenção era observar as diferenças nas respostas desses dois grupos de pessoas. 

É importante deixar claro que os brasileiros que responderam à enquete são de maioria cristã e os indianos são de maioria hindu. 

A pergunta foi a seguinte: “Em plena pandemia de coronavirus, se alguém batesse à sua porta pedindo um kilo de arroz, você daria?”

Veja como foram as respostas:

 

Brasileiros

Indianos

Sim = 26

Sim = 19

Não = 03

Não = 10

 

Seria fácil concluirmos que os brasileiros são mais generosos que os indianos. No entanto isso não seria correto por três motivos:

 

  1.  O governo indiano imediatamente após a decretação da quarentena, montou o maior esquema de distribuição de refeições prontas, distribuição de 10 quilos de alimentos de cesta básica e uma remuneração de 600 rúpias por pessoa. Muitos dos indianos responderam que não dariam 1 kilo de arroz, mas que indicariam o centro de distribuição mais próximo.

  2.  Os indianos estão cansados de ver as pessoas pegando donativos e vendendo-os para poder comprar bebidas alcoólicas e drogas. Eles sabem que na verdade a pessoa não usaria o um quilo de arroz para comer mas sim para revendê-lo. A Indústria da Esmola é notória aqui na Índia. 

  3.  Hindus acreditam em Karma. Segundo eles, as condições atuais da vida de uma pessoa é baseada em suas ações no passado, ou seja, a pessoa está colhendo o que plantou, e assim sendo, não devemos interferir. Eles acreditam em justiça divina. Deus sabe o que faz. Se você interferir, significa que você acha que sabe mais do que deus e que deus não está fazendo a coisa certa. 

 

Culturas diferentes veem e interpretam fatos de modos diferentes. É aconselhável manter isso em mente ao interpretar dados estatísticos. 

Agora me responda: Em plena pandemia de coronavirus, se alguém batesse à sua porta pedindo um kilo de arroz, você daria?

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1