Pandemia de Coronavirus?

Pandemia de Coronavirus?

Foto: Divulgação / Internet

 

Pandemia de Coronavírus?

Foi pensando nessa pergunta acima que eu resolvi entrar no website oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) e pesquisar tudo o que esta organização tem a dizer em relação ao Coronavirus.

O primeiro relatório da OMS sobre o Coronavírus, agora oficialmente chamado de 2019-nCoV foi publicado no dia 21 de janeiro de 2020, somente há 13 dias atrás. 

Neste primeiro relatório a OMS declara que 278 pessoas na China, na cidade de Wuhan estavam infectadas com o novo Coronavirus, assim como 2 pessoas na Tailândia, uma no Japão e uma na Coreia do Sul. Até o dia 20 de Janeiro seis pessoas haviam falecido. 

Depois disso a OMS publicou mais onze relatórios. O último relatório publicado no dia 1 de Fevereiro de 2020 traz os seguintes dados: A China agora tem 11.821 casos confirmados de Coronavirus e 259 mortes. 132 casos da doença já foram confirmados fora da China, em outros 23 países espalhados pelo mundo; ou seja, o 2019-nCoV está se alastrando para outros países.

Embora a OMS ainda não tenha declarado ser uma pandemia, parece que se o vírus continuar se alastrando, poderemos ter uma. 

 

O que é Pandemia?

Pandemia é quando uma epidemia se espalha pelo mundo. 

 

E o que é uma epidemia? 

Epidemia é um surto de doença que ataca muitas pessoas ao mesmo tempo e pode se espalhar por uma ou diversas comunidades.

Vamos torcer para que esse surto de coronavírus 2019-nCoV não se transforme em pandemia, afinal de contas teremos Carnaval no Brasil e Olimpíadas em julho. Dois grandes eventos que reúnem milhares de pessoas e que podem vir a ser locais de transmissão e contágio do 2019-nCoV.

 

Sandra Maria

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1