Como o sobrepeso pode afetar o sono

Alimentação, exercícios e uma boa noite de sono são essenciais para saúde

Como o sobrepeso pode afetar o sono

Sabemos que para alcançar qualidade de vida é necessário adquirir bons hábitos alimentares, praticar atividade física e gozar de uma boa noite de sono.

A alimentação adequada nos fornece a energia necessária para que nosso cérebro e músculos realizem as atividades de nosso dia a dia; o exercício físico mantém nossos órgãos em pleno funcionamento e uma boa noite de soo restaurará o corpo e a mente para começar tudo de novo. Combinando os três pilares é possível sentir-se plenamente descansado e disposto devido há uma grande produção de hormônios de prazer e bem estar, além de um corpo com metabolismo em pleno funcionamento e pronto para enfrentar os desafios diários. Mas, e quando não é possível mantermos o equilíbrio?

Para um sono reparador é necessário que haja a diminuição do cortisol (hormônio do estresse) e aumento da melatonina (hormônio responsável pela indução do sono). Um corpo que não recebe alimentos adequados e não é exposto a exercícios tende a produzir mais hormônio de estresse, dificultando a produção da melatonina, o que gera diminuição do metabolismo, aumentando ainda mais o risco de ganho de peso.

Um indivíduo com sobrepeso além de apresentar acúmulo de gordura em região abdominal, coração, fígado, intestino etc., apresenta também em região cervical e músculo da língua, o que pode levar à redução do espaço dentro da boca e garganta e consequente resistência para que o ar passe nas vias aéreas durante o sono, o que acarreta em ronco e em casos mais graves a apneia, levando a pausas respiratórias com prejuízo na qualidade do sono.

Sendo assim, a mudança de hábitos que levam ao emagrecimento saudável e qualidade de vida faz parte do tratamento oferecido para melhora da qualidade do sono.

Foto

Felipe Camargo Gonçalves

Felipe Camargo Gonçalves é Fisioterapeuta Especialista em Tratamento de Distúrbios do Sono e Reabilitação Cardiorrespiratória. É um dos profissionais a frente da Ispirare: Bem Estar, localizada na Rua Prof. Germano Negrini, nº 150, Shopping São Roque, 2º andar, SL 90. Contato ( 11) 97697-9226

ver mais

mais de Felipe Camargo Gonçalves

Comentários:

1