Sonhos Brasileiros

Texto baseado na enquete - O que você deseja para a próxima década?

Sonhos Brasileiros

Bem no início deste mês de janeiro de 2020, enviei para alguns amigos e amigas do Whatsapp (11 homens e 22 mulheres) a seguinte pergunta: “O que você deseja para a próxima década?”

Propositalmente fiz a questão da enquete bem ampla, sem direcionamento. A intenção era observar se as pessoas responderiam coisas mais pessoais ou mais sociais. Eu queria avaliar o nível de individualismo e de altruísmo delas. Recebi 26 respostas (8 dos homens e 18 das mulheres). E compartilho com você os resultados:

Como já era de se esperar, a resposta principal foi Saúde. Muitos explicaram que com saúde se tem forças para se batalhar e correr atrás de todas as outras.

Em segundo lugar a preocupação com a valorização do ser humano foi predominante. Muitos preocupados com o descaso e a falta de empatia para com seus semelhantes. E todos querendo uma sociedade mais justa e humanizada.

Em terceiro lugar ficou o anseio pela Paz. Paz de um modo geral, paz de espírito, fim das guerras e conflitos armados, e muitos pedindo pela paz no dia-a-dia, almejando pelo fim da violência urbana e criminalidade no Brasil.

Na quarta posição, muitos desejos ficaram “empatados”. São eles: melhoria na qualidade do ensino, ter uma casa própria, ter recursos suficientes para a velhice, e poder viajar.

Abrir a própria empresa e preocupação com o meio ambiente ficaram em quinto lugar.

Algumas respostas me surpreenderam por serem bastante específicas como a preocupação com a redução de plásticos no planeta, leis que regulamentem a coleta de dados por parte das grandes empresas detentoras de tecnologia, e menos crueldade com os animais.

 

Conclusão:

O brasileiro já não espera mais muita coisa de seus governantes ou mudanças concretas para o país. Coisas como o fim da corrupção, já não fazem mais parte dos sonhos dos brasileiros. As pessoas estão parando de se enganarem e estão entendendo a dura realidade da política no Brasil. 

Desesperançados? 

NÃO! Simplesmente mais realistas!

 





 

 

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1