Bom negócio de verdade

Bom negócio de verdade

Promoção, liquidação, desconto, sale, off

 

Ah, os bons negócios... Eles mexem com a gente de uma maneira muitas vezes incontrolável. Só quero garantir que seja mesmo um bom negócio para todos.

 

Nos últimos meses do ano, a alegria de gastar soma-se ao prazer de aproveitar boas oportunidades e sentir-se esperto. Os eventos se acumulam e agitam nossa vida: feriados, Black Friday, Dia do Solteiro, Décimo-terceiro salário, PLR, Natal, férias. Mas a vida não acaba em dezembro (esperamos que não) e queremos que você comece o bem ano e sem dívidas. O fluxo do dinheiro deve estar pronto para pagar tranquilamente o IPVA, material escolar, Carnaval ou simplesmente ter as finanças equilibradas.

 

Caso o seu negócio venda menos em dezembro ou janeiro, é recomendável cautela. Se o décimo-terceiro salário for a sua única renda extra, valorize esse dinheiro e use-o com sabedoria.

 

Qualquer palavra que signifique uma redução do custo é persuasiva a ponto de ser o maior gatilho de consumo que existe. Hormônios são liberados na corrente sanguínea, supervalorizamos o produto / serviço que queremos, criamos justificativas lógicas para a compra. A coisa começa com impulsos e pode chegar a uma verdadeira histeria, não nos deixemos contaminar pela “manada”.

 

Temos instintos ultrapassados: de quando tudo era de difícil acesso ou de quando os preços subiam vertiginosamente de um dia para o outro, então diante do produto certo era preciso agir rápido. Temos oscilações de humor, cansaço acumulado, mudanças hormonais e momentos de fragilidade – hora de evitar o contato com as tentações financeiras.

 

A loja está fazendo o papel dela sendo persuasiva para te atrair a gastar e não tem como saber da sua situação financeira. Você é o único responsável por saber se pode agora e dizer sim ou não. As promoções continuarão a existir e essa não é sua única chance, melhor a frustração da espera do que a culpa depois. Espere o ano que vem ou as liquidações de janeiro que oferecem ótimos descontos também.

 

O que pode ser perda de tempo, dinheiro e energia:

 

Oferta do desnecessário – comprar o que não precisa só porque está barato. Comparado ao zero que estava planejado, deixou de ser barato.

 

Usar o cheque especial ou o cartão de crédito na compra – consumo é o pior uso do crédito. Se um desconto de 50% causa dívidas de 15% ao mês em juros, a vantagem virou complicação.

 

Agir de forma irresponsável usando um valor que estava comprometido com outras contas importantes e assim prejudicar suas finanças como um todo.

 

Cair em ciladas de lojas falsas ou Black Fraude (aumentam o preço para depois abaixar) muito comuns nesta época.

 

A cada presente comprado, outro para você que merece, claro. Será que você merece também mais um gasto não programado te atrapalhando?

 

Desperdiçar também o produto em si e o espaço que ele irá ocupar, comprando algo que nunca será usado. Tudo que se produz tem alto custo para o meio ambiente do nosso planeta, especialmente os eletrônicos.

 

Ficar muito tempo sem organizar as suas contas, os seus armários e as suas tarefas te deixa meio sem noção do que você realmente precisa e pode.

 

O que pode ser mesmo uma oportunidade imperdível:

 

Cursos, workshops, palestras e assinaturas que você vai usar.

 

Investimentos em condições especiais: descontos em tarifas, remuneração maior, valor inicial reduzido. Agora sim, finalmente ter o prazer de cuidar do futuro.

 

Viagem que você faria de qualquer forma, portanto gastar com experiências e economizar ao mesmo tempo.

 

Presentes de natal que já estavam planejados, dentro da lista e do orçamento.

 

Quitar dívidas com desconto e fechar o ano mais livre. Melhor sair da Black List do que entrar na Black Friday!

 

É um produto ou serviço que você conhece bem e acompanha o preço há meses, sabe que o desconto é real.

 

Para um check-list de compras em geral que também serve para promoções, você tem o meu artigo “Por que comprar?” .

 

texto: Andréa Voûte

 

 

 

 

 

 

 

Foto

Andréa Voûte

Desde 2002 Andréa Voûte ajuda pessoas a lidarem melhor com o seu dinheiro individualmente, em família ou nas micro e pequenas empresas. Foi bancária e hoje é Consultora financeira e palestrante na Voute Contar. Autora do livro Finanças pessoais uma gestão eficaz, criou vários cursos, controles e métodos de consultoria e planejamento. contato@voutecontar.net.br

ver mais

mais de Andréa Voûte

Comentários:

1