Brasital e o Caminho das Águas

Cultura, educação e natureza no mesmo lugar

Brasital e o Caminho das Águas

O Centro Educacional e Cultural Brasital é um patrimônio histórico dos mais importantes de São Roque que influenciou a cultura e economia da cidade desde o século XIX. Nascida em 1890, abrigou uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil.

 

Em 1919, passou a se chamar Brasital, devido a uma fusão dos nomes Brasil e Itália, em homenagem ao seu fundador o italiano Enrico Dell’Acqua , seu nome de fundação era Sociedade Italiana de Exportação Enrico Dell’acqua.

 

Além dos seus prédios históricos, estruturado com biblioteca, espaço de dança, cursos profissionalizantes, eventos, a Brasital ainda nos proporciona uma trilha na natureza, o Caminho das Águas. Não por acaso esse nome, em praticamente todo o percurso ouve-se o barulho das águas.

 

 

 

Um caminho de aproximadamente 2000 metros que pode ser feito em tranqüila uma horinha de caminhada. Trilha limpa e aberta. Não tem obstáculos que mereçam ser sinalizados e ou orientados. Em um momento haverá uma travessia por um tronco de árvore de 2 metros, maior atenção nesse momento e nada mais. De resto, cuidados rotineiros de uma trilha comum.

Pode-se até cortar o trajeto ao meio com as saídas alternativas, mas aconselho a fazê-lo por completo. Descobrirá boas surpresas no caminho com até parada limpa para desfrutar de um lanche.

Não tenha dúvida que ao final da caminhada, estará se sentindo de alma lavada por ter contemplado tanta beleza natural e paz dessa trilha.

Duas opções de dar o início na trilha do Caminho das Águas; o primeiro é logo que entra na Brasital, pega sentido esquerda e já avistará um pequeno portal. A segunda opção é passando por todo complexo e instalações, sendo que ao final e nos fundos lhe dará a opção de entrada também da trilha.

 

 

Serão dois passeios e muitas lembranças, tudo isso no meio de São Roque.

Tenha uma ótima caminhada!

 

 

Foto

Andre Gutierres

André Gutierres, sul-mato-grossense, residente em São Roque SP, administrador durante a semana e que tem por hobby se aventurar em trilhas nas horas livres. Compartilharei aqui minhas experiências e darei dicas para quem quer ter um hábito mais saudável aliado com a natureza. Contato: gutiandre@gmail.com

ver mais

mais de Andre Gutierres

Comentários:

1