Currículo e resultados em sete passos

Confira mais uma edição da coluna na "Na ponta da agulha"

Currículo e resultados em sete passos

Para desespero de muitos, o Brasil de hoje, conta mais de 12% da população ativa sem registro em carteira de trabalho. Vários fatores estão associados à presença dessa realidade: desenvolvimento de novas tecnologias associadas à intensificação da presença de operaçoes e controles realizados a partir mecanismos relacionados à inteligência artificial; a ausência de atualização do conhecimento entre diferentes colaboradores, e; a crença de que um certificado ou diploma representa a garantia efetiva no processo de recolocação em diferentes organizações. Diante dessa situação surge a questão: é possível reescrever as realizações profissionais e pessoais em um ambiente tão ameaçador?

Sim, é possível!

Para construir a nova realidade alguns passos são necessários. O primeiro diz respeito ao conhecer a si mesmo. É impossível construir um caminho seguro sem ter  consciência de suas tendências. Conhecer tendências? Sim! Identifique duas ou três atividades que você realiza com amor e invista nelas. Segundo, conheça seus pontos fortes e os fracos: concentre seus esforços nos fortes e deixe que outras pessoas  aprimorem os fracos. Terceiro, não se incomode em errar: os erros são fontes de aprendizado. Quarto, descubra que bens e conhecimentos você possui e que podem se transformar em futuras fontes de renda. Quinto, desenvolva uma rede de relacionamentos entre pessoas e. através das redes sociais; Sexto, não desperdice tempo: seja absolutamente rigoroso nesse sentido. Sétimo, não desista, a perseverança é a arma do sucesso.

Ao adotar essas posturas você estará a evitar sua presença na fila daqueles vivem a se lamentar por terem encaminhado seus currículos sem sucesso. Não se esqueça que esse documento não deve ser produzido em série, em outras palavras ser elaborado apenas uma vez com a única preocupação de buscar uma vaga no mercado trabalho: conheça a organização que irá recebe-lo Você deve se conscientizar de que, organizações oferecem vagas porque precisam atender suas necessidades e expectativas. Ao considerar esse último aspecto tenha em mente que apesar do título da vaga ser o mesmo as empresas são diferentes, ainda que foquem,  os mesmos consumidores.

Ao considerar os pontos acima você criará um alicerce capaz de favorecer a reconstrução do seu “EU” pessoal e profissional. Esse redesenho de posturas e atitudes irá efetivamente apresentar resultados efetivos. Ao final você deve ter em mente, que não existem resultados no curtíssimo prazo, a experiência de vida e as estatísticas indicam, que eles começam a aparecer e a se fortalecer a partir de um ano, e que os esforços de realização e aprimoramento não poderão, nunca, deixar de ser desenvolvidos.

Foto

Francisco Sacramento

Palestrante/professor especializado em atendimento ao cliente e gestão de recursos, Francisco Sacramento. Administrador de Empresas Graduado e Pós-graduado pela Fundação Getulio Vargas – SP, mestre em Administração pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo. Professor, palestrante, fotógrafo, orquidófilo. Membro da Academia de Letras Araçariguama (cadeira Guilherme de Almeida). É autor de artigos científicos ...

ver mais

mais de Francisco Sacramento

Comentários:

1