O autoconhecimento é uma das chaves para recolocar-se no mercado de trabalho?

O autoconhecimento é uma das chaves para recolocar-se no mercado de trabalho?

Conheça-se e LIDERE-SE melhor!

O autoconhecimento nem sempre é fácil e traz uma excitação psicológica muito grande.

É muito difícil realizar uma autoavaliação, então, deixarei algumas reflexões para auxiliar a alcançar o autoconhecimento:

Já parou para pensar o que te faz mais produtivo? (para chegar a uma conclusão é interessante que você liste as suas habilidades produtivas e as improdutivas).

O que você descobriu na sua vida profissional que não gostou em você e em suas tomadas de decisões?

O que você realmente conhece sobre si mesmo, profissionalmente?

Você cuida do outro, ou você gosta de ser “cuidado” no mundo profissional? (em resumo, entenda se atualmente você considera-se um líder ou um bom liderado).

É competitivo, sente-se intimidado em situações conflituosas?

Quais os conflitos que te atormentavam em seu antigo ambiente profissional?

Qual a sua diferença para quem você admirava em seu meio profissional?

Os nossos pontos a serem desenvolvidos são processos cíclicos para o autoconhecimento e existem várias formas de saber mais sobre si mesmo, tais como: 

Citar as suas qualidades e em contrapartida os seus defeitos, sempre sendo honesto consigo mesmo, pois essa é uma forma de expressar honestidade e obter sucesso para o autoconhecimento e, por exemplo, na hora de uma entrevista onde te perguntarem sobre as suas qualidades e defeitos.
É interessante também saber a opinião dos outros sobre nós, pergunte a ex-colegas de trabalho os seus pontos fortes e fracos.

Preparar-se para ouvir a verdade de coração aberto e em especial preparar-se para analisar onde você deve mudar para se reintegrar no mercado de trabalho.  É claro que você não precisa concordar com as opiniões que as pessoas têm sobre você, mas permita-se escutar e vá separando o que vale a pena e também vá descartando o que não vale.
A partir de então, observe se você vem destacando mesmo as suas qualidades em seu dia a dia ou quando lhe é perguntado na disputa por uma vaga.

Verifique se tem mostrado mesmo o que você sabe ou se está escondendo as suas qualidades e exaltando apenas os seus defeitos mesmo que inconscientemente (isso é uma grande auto sabotagem quando se procura emprego, a insegurança nos leva ao abismo).

 A forma como você lida com seus pontos fortes e fracos influencia diretamente nas suas chances de se recolocar profissionalmente.
Nunca esqueçam: Ninguém é perfeito, e nenhuma empresa é igual à outra, mas todos  nós temos  muito a auxiliar o próximo e automaticamente contribuir com toda a nossa experiência e conhecimento nesse novo mercado de trabalho que vivenciamos atualmente.

É sempre bom anotar a velha máxima do “conheça-se e lidere melhor”, ou do “conheça-se e seja um bom liderado!”

Conheça-se! Pode doer, mas assopre as suas feridas e siga enfrente com determinação e sendo você numa versão melhorada se preciso for!  E acredite, o autoconhecimento nos faz muito melhor!

Foto

Silvana Borba

Profissional atuante há 11 anos em Gestão de Pessoas e administrativa.

ver mais

mais de Silvana Borba

Comentários:

1