Cinco coisas que a Marvel pode ensinar para sua empresa

Estratégias que podem ser aplicadas além do cinema

Cinco coisas que a Marvel pode ensinar para sua empresa

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Vingadores: Ultimato estreia mundialmente, e deve bater todos os recordes da indústria… mas todo esse sucesso não é por acaso. E sua empresa pode aprender com as lições da Marvel.

Nesse artigo vamos tentar mostrar algumas, e como elas podem fazer sentido para áreas que não tem nada a ver com quadrinhos ou cinema.

1) A Marvel fez primeiro

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Ser o primeiro em seu segmento faz toda a diferença. É muito mais difícil derrubar alguém do posto que ocupa do que chegar lá antes de todo mundo. A Marvel não era a maior produtora de filmes de super heroi quando decidiu lançar Homem de Ferro. A DC tinha sucessos consideráveis na manga, como os filmes do Batman de Christopher Nolan.

Já que não eram os maiores nesse quesito, a Marvel resolveu criar um só pra si. E da noite pro dia se transformaram no maior universo compartilhado da história do cinema. Até porque eram o único.

Para o seu negócio: encontre qual é a categoria em que a sua empresa é a melhor. A primeira. A maior. Se não encontrar essa categoria, crie uma.

2) A Marvel faz com consistência

Desde que abraçou sua causa, a Marvel não desviou a rota. Cada filme coloca uma nova peça em seu quebra cabeças. Cada filme avança em direção em uma nova fase. Filmes enormes culminam em fins de fases. Filmes menores servem como tubos de ensaio para novos personagens.

Olhados em grupo, é impressionante como os filmes, mesmo sendo muito diferentes entre si,  mantém pontos-chave de conexão, que faz com que seus expectadores sintam-se familiarizados em qualquer um deles. É uma máquina funcionando a pleno vapor.

Para o seu negócio: Decida qual é a sua linha de comunicação e mantenha-se dentro dela. Seus clientes precisam saber quais são os valores de sua empresa. Seu tom de voz e a forma de se apresentar devem causar conforto para quem compra sua marca. Correções de rumo devem ser pensadas e sutis.

3) A Marvel sabe encontrar e reter talentos

É difícil enganar muita gente ao mesmo tempo. Quando se olha o panteão de astros que a Marvel reuniu ou criou, é difícil não achar que eles estão se divertindo tanto ou mais do que nós ao vermos os filmes. Nas suas aparições públicas os atores parecem realmente amigos, e parecem estar satisfeitíssimos por estarem ali.

Robert Downey Jr., hoje o ator mais bem pago do mundo, já ameaçou pendurar a armadura algumas vezes, mas antes de suas declarações se transformarem em notícia, a Marvel vêm a público e tranquiliza todo mundo, assinando mais um contrato com o cara. Além disso, Downey parece saber que deve à Marvel a posição que se encontra hoje. Ele parece grato à empresa que apostou nele quando ninguém estava fazendo isso.

A Marvel acertou grande em várias contratações. Ninguém sabia quem era Chris Hemsworth antes de Thor. Paul Rudd era um ator de comédias românticas simples antes de Homem Formiga. Ninguém apostaria no gordinho Chris Pratt como ator de ação antes de Guardiões da Galáxia.

Isso para não falar dos diretores. John Favreau vinha de comédias independentes. Os irmãos Russo eram diretores de segunda unidade. John Watts, do novo Homem Aranha, tinha poucos filmes indie no currículo. Vão se tornando estrelas de primeira grandeza, e têm à Marvel para agradecer.

Para o seu negócio: Invista em seus funcionários. Contrate gente que partilhe os ideais da sua empresa, e faça o possível para mantê-los felizes. Eles podem fazer o difícil trabalho de carregar a empresa nos ombros junto com você.

4) A Marvel sabe fazer Relações Públicas

Não é que a Marvel seja à prova de falhas. Mas mesmo quando crises de verdade acontecem, como a saída de Edgar Wright da direção de Ant-Man, elas são gerenciadas com a maior discrição possível, e a máquina é colocada para andar novamente em dois tempos.

Ninguém jamais fica sabendo notícias negativas de dentro das filmagens.

Os anúncios dos filmes são feitos de forma assertiva, e dificilmente existe mudança de calendário e cancelamento de filmes.

Por outro lado, qualquer oportunidade de mostrar os atores, produtores e personagens sob uma luz positiva é aproveitada. Kevin Feige nunca agrediu a concorrência, e pelo contrário, vive dizendo que está excitado pelo próximo filme da DC.

Para o seu negócio: Controle as informações do seu empreendimento. Olho nas fofocas, e em todo tipo de burburinho mal planejado. A imagem da sua empresa vai muito além do logotipo bonito. É o que as pessoas vêem nela que realmente importa.

5) A Marvel está constantemente ali

Desde que lançou a semente para Vingadores, a Marvel consegue a proeza de estar nos corações e mentes dos fãs com uma frequência incrível. A empresa sabe dosar muito bem o fluxo de notícias, lançamentos e aparições dos astros.

Às vezes é apenas como a divulgação de uma arte conceitual. Ou a contratação de um ator. Participação numa feira de quadrinhos. Mas sempre está ali, a marca sempre na altura dos olhos.

Para o lançamento de Vingadores: Ultimato, resolveram editar trailers que não contam quase nada da trama, e está fazendo campanha para que fãs não soltem spoilers sobre o filme.

Para o seu negócio: mantenha o relacionamento com seu público. Use suas redes sociais. Mantenha-o atualizado sobre suas conquistas e novidades. Fale diretamente com seus clientes. Responda suas dúvidas. Esteja próximo.

 

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Rodrigo Teixeira

Rodrigo Teixeira é proprietário da Propósitto Branding + Design, formado em Desenho Industrial há 22 anos pela Fundação Armando Álvares Penteado. A Propósitto trabalha com criação e gestão de marcas, e é especializada em pequenos e médios empreendimentos.

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