E O RH 4.0 chegou (Ainda existe RH?)! E agora RH?

A tecnologia chegou e o RH não ficou de fora!

E O RH 4.0 chegou (Ainda existe RH?)! E agora RH?

E O RH 4.0 chegou (Ainda existe RH?)! E agora RH?

A tecnologia chegou para modificar e acrescentar em todos os setores, e, logicamente para os profissionais de RH não será diferente. Soluções de softwares, novas plataformas e diversas outras inovações melhoram processos e mudam a forma, ou as formas como os profissionais atuam em suas áreas. Bem-vindo ao mundo denominado de RH 4.0!

Pensando em todas essas mudanças, estudei as principais informações sobre o RH 4.0, as tendências e benefícios para você se preparar, porém, calma que esse é só o começo de um assunto cheio de descobertas incríveis!

Então, o que é RH 4.0?

O RH 4.0 pode ser entendido como uma das revoluções industriais, tornando-se mais automatizado e robotizando quase todas as tarefas repetitivas e que hoje são efetivadas manualmente, deixando espaço e tempo para que o profissional possa focar seu intelecto, capacidade e criatividade em questões estratégicas e não mais em ações manuais. Podemos pensar em gestão de pessoas e robóticas? - Por que não?

Em nossa região já temos indústrias, inclusive de grande porte, adeptas a esse novo conceito, onde o colaborador tira as suas dúvidas de holerites ou vale transporte, por exemplo, direto pelo telefone que tem uma central exclusiva apenas para essas dúvidas. Foi extinto o RH de “chão de fábrica” e criado o “RH telemarketing” por assim dizer.

O contato físico do RH com o colaborador diminui? Sim, mas ainda há situações e outros segmentos em que o chamado “téte a téte” com o colaborador é indispensável. O RH não acabou só está se modernizando.

Isso significa que, diferente do RH tradicional onde as principais funções dos profissionais eram realizar o pagamento de encargos e salários, controle de horários e atividades basicamente manuais e burocráticas, o RH 4.0 é voltado para a atração, qualificação e bem-estar de profissionais, melhoria do clima organizacional em todos os setores da empresa.  A tecnologia chegou para ficar e precisamos nos atualizar e nos adaptar para conviver com ela.

As empresas sabem que seu principal ativo são as pessoas, visto que a tecnologia desenvolvida por elas permite automatizar diversas atividades. Ainda com toda tecnologia as corporações industrias e comércios precisam de pessoas capacitadas para atuar nesse novo mundo dos negócios.

Os profissionais estão mais exigentes em relação a seu ambiente de trabalho. Eles estão mais flexíveis e notamos também o grande número de trabalhos home office, a gestão remota, ou seja, o que antes era impossível hoje é visto como redução de custos para a empresa. Para isso é necessário recrutamento de um colaborador regrado e disposto, as reuniões passam a ser conectadas de diversos lugares por uma única telinha, dispensando a antiga, mas ainda usual, sala de reunião.

Complexo não é mesmo?

Porém, ainda é papel do RH identificar o perfil ideal de colaboradores para o negócio e encontrar esses talentos no mercado, além de treiná-los, motivá-los e proporcionar o bem-estar dos mesmos.

Quais as vantagens do RH 4.0?

As vantagens são a otimização de processos, a redução de erros e dos trabalhos manuais que muitas vezes são considerados maçantes pelos colaboradores, deixando espaço e tempo para se dedicar as atividades intelectuais e criativas, dando ainda maior ênfase ao fator humano.

O RH 4.0 é uma realidade que só tem a ganhar ainda mais espaço nos próximos anos. Os currículos, por exemplo, tendem a diminuir, e as captações devem ser feitas, cada dia mais, por meio de redes sociais, assim como as entrevistas precisarão no máximo de uma web cam, sendo assim, adotar suas tendências é só uma questão de tempo e o quanto antes sua empresa e colaboradores se adaptarem, melhor. No entanto, tenhamos calma: Por mais que a tecnologia avance, os negócios ainda vão precisar das pessoas corretas para pensar, inovar e fazer uso delas para atender aos clientes.

 

Por Silvana Borba, atuante em gestão de pessoas e administrativa há 11 anos, com exclusividade para o Jornal da economia.

Foto

Silvana Borba

Profissional atuante há 11 anos em Gestão de Pessoas e administrativa.

ver mais

mais de Silvana Borba

Comentários:

1