Recebi a oportunidade de um estágio, e agora RH?

Recebi a oportunidade de um estágio, e agora RH?

Para cursos que precisam de estágio a corrida é grande e o mercado do estágio, não menos que o mercado de emprego é extremamente competitivo, então vou esclarecer algumas dúvidas frequentes: 

O QUE É ESTÁGIO OBRIGATÓRIO?

É aquele que compõe a grade curricular do curso que você escolheu, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma.

Estagiário não possui vínculo empregatício e não tem direito a salário, podendo receber alguma ajuda de custo, através de bolsas ou outra espécie de contraprestação acordada, enquanto durar o estágio.

LEMBRANDO: 

É proibida a cobrança de qualquer valor do estudante, a título de taxa ou remuneração pelas providências administrativas e/ou operacionais relativas à estas contratações.

Para o estágio ser considerado regular é obrigatória a celebração do contrato de estágio, firmado entre o estudante, a empresa contratante e a instituição de ensino e deve ter supervisão e pessoas responsáveis designadas, para acompanhar o desenvolvimento das atividades, tanto pela empresa, quanto pela instituição de ensino.

O estágio possibilita ao estudante a chance privilegiada de, ao final do estágio, ser contratado como colaborador da empresa.

QUANTO TEMPO PODEREI SER ESTÁGIÁRIO?

O estágio não poderá exceder 2 anos de contrato sem que o mesmo seja desligado, ou efetivado exceto quando tratar-se de estagiário portador de necessidades especiais.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES ATRIBUÍDAS AO ESTAGÍARIO?

As atividades devem corresponder ao curso e ao período que está sendo cursado. As atividades desenvolvidas durante o estágio deverão ser compatíveis e fazer parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do aluno. Acabou o tempo de “escravizar” estagiários, em que o mesmo picava papel e tirava xerox os 2 anos de estágio e ainda pegava cafezinho para o chefe as 8:00 em ponto.

CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO:

4 horas diárias 20 semanais:

Para educação especial ou para os anos finais do ensino fundamental. (Mínimo 16 anos, idade máxima não há)

6 horas diárias e 30 horas semanais: Para ensino médio, ensino médio profissionalizante ou ensino superior. (Sendo que em alguns casos muito específicos, a carga horária poderá ser de 40 horas semanais).

ESTAGIÁRIO PODE FAZER HORAS EXTRAS?

Estagiário não pode realizar horas extras.

 

DIREITOS E BENEFÍCIOS:

O estagiário tem direito ao vale transporte. (Por lei)

O vale refeição entre outros benefícios apenas se acordado com a empresa.

Estagiários têm direito ao recesso (férias) de trinta dias a cada doze meses de estágio na mesma empresa, caso seu contrato seja superior a 12 meses, sendo que, em caso de percebimento de bolsa ou outra contraprestação, está será devida também durante o recesso. A Legislação do estágio não contempla o 13º salário.

PODE-SE RESCINDIR O CONTRATO ANTES DO TÉRMINO?

Sim, por qualquer uma das partes envolvidas: estagiário, empresa ou instituição de ensino.

DICAS PARA SE DAR BEM NO ESTAGIO:

Nunca deixe de tirar todas as dúvidas, pergunte a quem você precisar desde que seja dentro da sua área de atuação na empresa. É importante lembrar que mesmo estando encarregado de algumas funções específicas, você está lá para aprender. Procure informações com profissionais que tenham relação com a sua atividade, assim você não só terá mais conhecimentos como transitará pela empresa e demonstrará interesse aos seus supervisores

IMPORTANTE:

O estagiário é obrigado a apresentar relatórios de estágio e no prazo não superior a 6 meses.

FAÇA A SUA LIÇÃO DE CASA:

Você será avaliado por todo o quadro de funcionários, além de seus supervisores diretos, então mostre-se interessado, dedicado e “faça seu dever de casa”: pesquise sobre o assunto se participar de reuniões frequentes e anote apontamentos interessantes para que você não os esqueça. Não precisa se cobrar em demasia, mas esteja sempre atento. Isso contará pontos para sua efetivação.

Tente ser didático e compreensivo, essa situação é um treinamento leve perto da intensidade da carreira que você seguirá ao final de seu curso, talvez numa grande corporação, talvez efetivado nessa empresa em que estagia, ou até mesmo em seu próprio negócio. Também haverá oportunidades de assumir cargos de liderança e grande líderes apoiam e motivam sua equipe, assim como você como estagiário poderá também ter a oportunidade de fazer ao ajudar seu novo colega de estágio.

E lembre-se: Levaremos conosco apenas o conhecimento adquirido, e conhecimento não pesa, por isso, nuca é demais.

Silvana Borba especialista em gestão de pessoas com exclusividade para o Jornal da Economia.

Foto

Silvana Borba

Profissional atuante há 12 anos em Gestão de Pessoas e administrativa.

ver mais

mais de Silvana Borba

Comentários:

1