
Você: o profissional buscando recolocação é o único protagonista da sua história.
Ainda que não pareça ser assim, a análise do seu perfil já começa a ser traçada a partir do local por onde seu currículo chega.
A base de pensamento dos empregadores é a seguinte:
Tempo é igual a custo.
A época do cartaz escrito “Precisa-se” está se extinguindo a partir do momento em que as mídias sociais tomaram conta, em especial linkedin e facebook.
Poucas empresas captam currículos em portarias, até mesmo porque muitas empresas estão adequando-se a portaria automática ou nem mesmo existem fisicamente, sendo empresas totalmente virtuais.
No mais, a mutação do mercado criou trabalhos home oficce e colaboradores digitais, os quais, muitas das vezes, nem mesmo conhecem a estrutura física da empresa ou seus chefes.
Neste contexto, a tendência é a de que cada vez mais, as empresas possuam bancos de currículos totalmente digitalizados, sem existência de papéis, facilitando até mesmo o manuseio.
Portanto, o primeiro passo para o sucesso na recolocação profissional é estudar a empresa alvo e descobrir a forma de trabalho e de recebimento de currículos, se possui e-mail, site, paginas nas redes sociais, destinadas à este fim, ou se possuem empresas terceirizadas para tal função, caso contrário, corre-se o risco de ser apenas mais um currículo engavetado, transformado em rascunho ou jogado no canto, às vezes até mesmo da própria portaria ou recepção, sem analise de seu potencial e proposta.