Escolhas

A vida é feita de escolhas

As escolhas começam desde de criança quando escolhemos usar o lápis de cor vermelha ao invés do lápis de cor amarela para colorir um desenho; e vão de coisas simples como qual sabor de sorvete quero comer hoje, morango ou chocolate, à coisas mais sérias e que afetam substancialmente nossas vidas, como se devo casar com João ou Pedro, qual carreira profissional devo escolher ou o que quero estudar na faculdade.

A única coisa certa na vida é que devemos fazer escolhas e passamos fazendo escolhas por toda nossa vida. Na Holanda as pessoas tem o direito de escolher se querem continuar vivendo doentes ou se preferem a eutanásia; uma escolha entre a vida e a morte!

Escolher é algo que fazemos o tempo todo e embora algumas escolhas sejam difíceis e podem não resultar no que esperávamos, a maioria de nós consegue absorver as conseqüências e continuar vivendo, ou seja, continuar escolhendo, pois viver é escolher.

Para algumas pessoas as escolhas são algo muito difícil que as atormentam não só durante o dia como também a noite, pois nem conseguem dormir pensando no que devem escolher, que decisão devem tomar, que caminho devem seguir.

Especialistas sugerem que você pese os prós e os contras e somente depois disso faça sua escolha. Segundo eles, esse seria o processo ideal para se fazer uma escolha balanceada e racional. Para que isso aconteça é necessário - tempo.

Você necessita de tempo para primeiro analisar a situação e fazer uma escolha. Entretanto, você não pode se dar muito tempo, pois corre o risco de ir procrastinando e acabar não escolhendo nada; popularmente isso se chama “ficar em cima do muro”. 

Se a escolha for algo sério, dê-se um mês de prazo e ao final do prazo faça sua escolha. Se a escolha for algo médio, dê-se quinze dias de prazo. Algo simples merece uma semana para se pensar. Pequenas escolhas devem ser feitas após 48 horas.

Tempo é algo precioso e que não deve ser desperdiçado pois no final das contas, por mais racionais que as escolhas pareçam terem sido feitas, saiba que o seu inconsciente tem uma grande parte de influência na decisão final, e você nem desconfia, pois como o próprio nome diz, é Inconsciente!

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1