Conheça os diferentes tipos de revestimentos Cerâmicos

Arquiteta Patrícia Tozzi fala sobre um dos itens de construção que tem ganhado destaque nos últimos tempos

Conheça os diferentes tipos de revestimentos Cerâmicos

- Fotos: Divulgação

Os revestimentos cerâmicos sempre estiveram entre os principais itens da lista de construção, mas de uns tempos para cá, esse item vem ganhando destaque e expandindo os horizontes, literalmente! Ele saiu do piso e da parede e chegou nas bancadas, piscinas, soleiras, escadas e até na churrasqueira, isso porque a peça está em constante evolução e se apresenta com design inovador, texturas diversas, cores sofisticadas e formatos inusitados.

Cerâmicas comuns

 Elas são bastante duráveis e, geralmente, compostas por argila e minerais que passam por um processo de queima em alta temperatura, o que determina a resistência à abrasão e à absorção de água pelo material. Pode ser usada em pisos, e paredes.

Porcelanatos

 Eles são produzidos a partir de uma mistura de porcelana e minerais. O porcelanato tem índice de absorção de água muito próximo a zero, sendo altamente resistente e durável. Bastante versátil e com uma enorme variedade de acabamentos, cores e formatos, esse tipo de revestimento pode ser instalado em pisos e paredes de ambientes internos e externos. Fique atento ao local de uso indicado, visto que há porcelanatos exclusivos para áreas internas como os polidos e acetinados e outros para áreas externas como os antiderrapantes.

Pastilhas
 As charmosas e pequenas pastilhas de cerâmica, que se tornaram hit no mundo da decoração, têm uma boa variedade de cores e formatos, além de excelente alternativa para destacar determinada área de um ambiente. A aplicação pode ser feita em fachadas, áreas de lazer, cozinhas, banheiros, cabeceira de cama, painel de tv, piscinas etc. Elas ainda podem ser de vidro, de porcelanato e ainda estão disponíveis em um mix com pedra, vidro e metal.

Relevos com aspecto 3D

 Eles garantem o destaque de um ambiente! Os revestimentos cerâmicos com volumetria são indicados para paredes e podem decorar halls, salas ou mesmo fachadas. A grande sacada aqui é abusar na iluminação. O jogo de luz e sombras no revestimento com relevo faz com que ele salte aos olhos e fique realmente com o visual 3D tão desejado.

Você sabe o que significa a sigla ( PEI ) e classes de usos ? fiquem atentos para a nossa próxima matéria, nela vamos abordar sobre o significado dessas palavras e ao que se refere cada uma delas para te auxiliar na hora da escolha dos pisos e revestimentos para sua casa.

Foto

Patricia Tozzi

ver mais

mais de Patricia Tozzi

Comentários:

1