Graves Erros do Paisagismo Urbano

Patricia Foroni fala sobre o planejamento necessário para o plantio de árvores nas via públicas

Graves Erros do Paisagismo Urbano

Descrição

As árvores são sempre muito bem-vindas nas ruas da cidade, além de proporcionarem sombra, aonde muitos proprietários de  carros buscam por elas na hora de estacionar os seu veículos, elas contribuem para um melhor conforto térmico, favorecem a umidade do ar, redução de gases poluentes, além de enfeitarem e trazerem beleza para as vias públicas, ajudam no equilíbrio biológico oferecendo abrigo à fauna e à biodiversidade.

Porém um problema muito grave acaba sendo acometido quando não há planejamento técnico para a elaboração do projeto e plantio de árvores nas via públicas. Muitas vezes, aquela pequena muda ora plantada, cresce e acaba comprometendo a funcionabilidade das redes elétricas, trazendo inúmeros transtornos, tanto para os moradores da região quanto para as concessionárias de energia e para as prefeituras que por fim precisam “remediar” o problema que já está latente e não tem mais volta.

PUBLICIDADEteste

Remédios paliativos, como podas absurdas, que acabam criando verdadeiras “vias” aéreas “mutilando” as plantas que ali estão. Uma vez que foram plantadas em locais indevidos, por falta de conhecimento, planejamento e estudo prévio dos locais, verificando as instalações elétricas, cabeamento, circulação dos pedestres, passagem de caminhões, e toda a movimentação em torno daquela área.

Esses graves erros, além de gerarem inúmeros aborrecimentos, como queda de energia, quebra de galhos, destruição de calçadas etc... acabam elevando os custos de manutenção e de poda para os cofres públicos, dinheiro esse que poderia estar sendo investido de forma mais produtiva e interessante para a população como um todo.

É de extrema importância a conscientização de que o paisagismo não pode ser feito de qualquer forma, nem com qualquer planta. Cada caso é um caso, e devem ser estudadas todas as variáveis afim de minimizar os problemas e maximizar os benefícios.

 Alguns pontos importantes para serem considerados no Paisagismo Urbano:

·         – Não possuir raízes superficiais ou agressivas

·         – Não possuir espinhos

·         – Não ser tóxica

·         – Estar de acordo com o seu porte e local aonde será plantada

·         – Não possuir madeira frágil, suscetível à quebra ou ataque de cupins (evite árvores de crescimento muito rápido)

·         – Não ser invasora

Afinal o grande objetivo do paisagismo é promover o bem-estar das pessoas e melhorar a qualidade de vida. Para evitar transtornos e problemas futuros, deve-se sempre procurar um especialista e conhecedor da área.

Colunista: Patricia Foroni
Siga-nos nos Instagram: @pattyforoni_plantas

Foto

Patrícia Foroni

ver mais

mais de Patrícia Foroni

Comentários: