A Natureza Encoraja, Estimula e Promove o Desenvolvimento

Patricia Foroni fala como a natureza traz inúmeros benefícios para os seres humanos

A Natureza Encoraja, Estimula e Promove o Desenvolvimento

É incontestável que a natureza proporciona inúmeros benefícios para os seres humanos, além das vantagens na questão da saúde e bem-estar, a paisagem contribui de forma considerável para pacientes diagnosticados com autismo, transtorno de déficit de atenção, transtornos bipolares, hiperatividade, entre outros.

Muitos estudos foram desenvolvidos nesta área e chegaram a importantes resultados. Constataram que pessoas com menos acesso à natureza mostram a atenção relativamente deficiente, função cognitiva baixa, má gestão das questões relacionadas a acontecimentos diários, e baixo controle dos impulsos.

Crianças com transtornos de déficit de atenção se comportaram melhor depois de uma caminhada em um parque em comparação com aquelas que se exercitavam em áreas internas ou sem árvores.

Sofrendo de Transtorno Bipolar, Van Gogh buscava solução para seus altos e baixos, quando resolveu se internar, em Maio de 1889, numa Casa de Saúde em Provença (França). No período em que esteve ali, o ambiente que o cercava permitiu que ele produzisse 150 obras, a maioria retratando flores selvagens, oliveiras, ciprestes, incluindo o conhecido quadro, Vaso com íris.

Passados mais de 120 anos, especialistas utilizam a Garden Therapy (Terapia do Jardim) como instrumento de cura: o objetivo é maximizar as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Entre os séculos XVIII e XIX, observou-se que pacientes psiquiátricos melhoravam quando se envolviam em atividades de jardinagem. O contrário, ou seja, quando se mantinham inativos ou distantes das atividades junto à natureza havia uma significativa piora no quadro geral, influenciando dessa forma na saúde física e mental dos mesmos.

A relação com a natureza traz grandes benefícios ao desenvolvimento de crianças e adultos. Promover essa relação direta, interação e envolvimento contribui para amenizar os sintomas, proporcionando mais calma e tranquilidade. Da mesma forma que facilita a sua organização mental, pessoal e criativa, socializando as suas brincadeiras e aprendizados, ajudando assim a criar novas maneiras de se relacionar com o mundo, com os outros e consigo mesmo.

Cada indivíduo tem seus desafios, suas habilidades, sua maneira de perceber o mundo. A natureza é o ambiente mais amplo de possibilidades para que eles possam desenvolver seu potencial nas relações, de forma plena.

Junto com a natureza temos muito a aprender sobre quem somos e quem podemos ser.

Uma homenagem ao Dia Mundial da Conscientização ao Autismo (02/04)


Colunista: Patrícia Foroni
Siga-nos no instagram: @pattyforoni_plantas
Facebook: Oficina das Palmeiras

Foto

Patrícia Foroni

ver mais

mais de Patrícia Foroni

Comentários:

1