A intensidade é a chave do negócio

Dr. Mauricio Egydio fala sobre a evolução e importância da musculação

A intensidade é a chave do negócio

Descrição

Por volta da década de 70, academias de musculação eram raras na cidade de São Paulo e praticamente inexistentes nas cidades do interior. Os esportes estavam mais relacionados às tradicionais competições dos mundiais e aos jogos olímpicos. Praticava-se esporte para recreação até certa idade e, depois disso, ou você seguia sua vida “profissional” ou tornava-se um “profissional do esporte”.

A “musculação” nesta época vivia no ostracismo, navegando numa atmosfera de preconceito misturado com glamour. Havia o preconceito das drogas ergogênicas, chamadas de “bomba”, e o preconceito da hipertrofia muscular “deformante” do corpo. Ao mesmo tempo, tínhamos o glamour da força e da potência que estes corpos expressavam, criando uma sinergia com nosso imaginário popular que sempre se identificara com heróis “bombados” como Hércules e Thor.

PUBLICIDADEteste

No entanto, como nenhum paradigma se sustenta para sempre, musculação hoje é uma atividade física que supera a prática do futebol e vence o tempo e as críticas. Segundo Paulo Gentil, doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, a “musculação é a segunda atividade física mais praticada no Brasil, superando o futebol”.

Hoje, a musculação é a principal atividade física para a manutenção da saúde e da longevidade. Ela é a primeira prescrição médica (nos Centros Especializados) aplicada para pacientes infartados, diabéticos, portadores de osteoporose, obesos, idosos e, mais recentemente, difundida de forma adaptada para diversas doenças incapacitantes, degenerativas do sistema nervoso e muscular, assim como, para as doenças com déficit cognitivo.

As academias de musculação se difundiram por todo o país e, em São Roque, diversas delas disputam clientes cada vez mais exigentes em busca de saúde e uma performance real sustentada.

Além disso, a musculação é o principal suporte físico e metabólico para as demais categorias esportivas. Das maratonas à Fórmula 1, a musculação é o preparo do corpo para as demais atividades, é o motor da eficiência e da potência. Não há uma categoria esportiva, semiprofissional ou profissional, que não utilize das técnicas de musculação para seus atletas. Portanto, fica a primeira dica, se você quer melhorar os seus resultados nas competições em que participa, associe a musculação aos seus treinos.

O sucesso da musculação não veio somente do modismo e do mercado. Está baseado em ciência, isto é, a musculação bem aplicada transforma o seu metabolismo favorecendo a porção anabólica. Em outras palavras, você acrescenta saúde constante com a prática de musculação porque o corpo está sendo estimulado à se reparar e à se renovar constantemente.  A imunidade se fortalece, os hormônios se sustentam, os órgão se reparam, o sangue circula melhor, os tecidos se oxigenam melhor, seu cérebro trabalha melhor, melhora o funcionamento intestinal, melhora seu padrão de sono e as consequências do estresse crônico.

Mas para essa fórmula funcionar é necessário um pequeno detalhe: Intensidade!

Intensidade é uma das coisas mais mal compreendidas no meio esportivo, pois existe um determinado espectro entre a ineficiência e a lesão. Ambos irão te afastar do esporte e te devolver a uma vida sedentária confortável, sem desafios e sem saúde.

A primeira coisa que você precisa fazer para atingir a intensidade (e seus resultados metabólicos) é se libertar das fórmulas matemáticas e deixar sua intuição se manifestar. Como diz o Prof. Waldemar Guimarães: “Não contamos números (NO NUMBERS)”. Somente assim você irá promover as mudanças metabólicas que seu corpo necessita para responder com saúde.

A segunda coisa é entender que Intensidade é algo completamente individual e temporal. Individual, porque seu corpo tem uma capacidade única. Temporal, porque essa capacidade é uma hoje e outra amanhã. Você mudará com o tempo, portanto, a intensidade mudará também.

A intensidade deve ser aplicada a cada treino, adaptada a cada momento, a cada dia e a cada estado nutricional. A conexão mente-corpo mais poderosa chamada intuição deve prevalecer, porque você precisa sentir a intensidade para atingir a “fronteira da evolução” e a manutenção da saúde.

Pratique esporte com intensidade, coloque-se inteiro durante a atividade física, mergulhe completamente nela. Essa conexão é mais poderosa que a própria atividade.

Para saber mais, leia os livros do Prof. Waldemar Guimarães. Sugiro começar com MUSCULAÇÃO INTENSIDADE TOTAL; FECHA A CARA E TREINA; MANTENHA O FOCO.

 

Prof. Waldemar Guimarães estará em São Roque trazendo  o método Musculação Intensidade Total e seus impactos à saúde. NÃO PERCAM!!

SÁBADO, 07 DE ABRIL, DAS 13 AS 18HS

SHOPPING SÃO ROQUE – CINEMA – SALA 1

Ingressos:

[email protected] / Lojas Zoom Suplementos / Clínica Performance e Saúde

disk-ingresso: 11 – 97476-8371

Foto

Dr Mauricio Egydio

ver mais

mais de Dr Mauricio Egydio

Comentários: