Áreas Verdes bem cuidadas Reduzem a Criminalidade e Aumentam o Índice de felicidade

Patricia Foroni fala como a natureza pode nos influenciar de muitas maneiras

Áreas Verdes bem cuidadas Reduzem a Criminalidade e Aumentam o Índice de felicidade

Descrição

Nos dias caóticos como esses que vivemos, rodeados pela violência e pela criminalidade, o medo acaba tomando conta, e nos tornamos “prisioneiros” das circunstâncias. Para tanto devemos usar todas as “armas” que temos ao nosso alcance, a fim de reduzir essas estatíticas horrorosas, os índices desconsertantes e o pavor que nos cerca. A melhor notícia é que, simples ações fazem uma Grande Diferença!!

Pesquisas realizadas em diversos países constataram que a arborização e os cuidados com a preservação, manutenção e beleza das áreas verdes, ajudam a reduzir os crimes nas cidades. Como por exemplo, pesquisadores do Serviço Florestal dos Estados Unidos conduziram diversos estudos, e descobriram que os crimes diminuem, consideravelmente, à medida que se acrescenta espaços verdes às zonas críticas.

PUBLICIDADEteste

A Filadélfia lançou um projeto em 2000, de plantio de vegetação ao longo das estradas, para ajudar a absorver a água da chuva, junto com isso ela obteve um outro grande benefício, os pesquisadores apontaram que o tráfico e o uso de drogas nos locais com vegetação diminuiu entre 18 a 27%. Em Ohio, um resultado similar vem ocorrendo desde 2010, quando as autoridades locais começaram um projeto para converter terrenos e áreas abandonadas, em espaços verdes. Desde então, o índice de criminalidade despencou.

O Prof. Frances Kuo, da Universidade de Illinois, conduziu uma revisão de vários estudos sobre os efeitos das  árvores, das plantas e do paisagismo nos parques e nas áreas públicas. A pesquisa mostra que as pessoas têm relações mais felizes e melhor desempenho quando vivem em bairros mais arborizados. Acreditam que viver perto de espaços limpos, bem cuidados e conservados é essencial para a melhora do  estado físico, psicológico e bem-estar social, criando uma atmosfera mais civilizada, incentivando uma reação em cadeia positiva.

 

Ele acrescentou: "A relação entre o crime e a vegetação é muito clara: mais árvores, menos crimes. A vegetação incentiva as pessoas a utilizarem os espaços fora de suas casas, que prevê uma forma natural de vigilância".

No entanto, há um ponto muito importante para ser destacado, esses estudos também revelam que a redução da criminalidade é diferente de acordo com o tipo do espaço verde desenvolvido. Praças que foram plantadas e que são mantidas com os cuidados necessários, obtém nítida redução de crimes como furtos e roubos. Enquanto que espaços mal cuidados, sujos, e abandonados não melhoram esse índice. Isso sugere que as cidades precisam dar total atenção aos seus espaços verdes, contruibuindo de forma considerável para a melhora de vida da população em geral. Álém do fato de que áreas verdes bem cuidadas contribuem para o meio ambiente e embelezam a cidade.

Em suma, cuide, vigie e olhe mais para áreas verdes de sua cidade, seja também um “fiscal”, dessa forma todos nós  podemos contruibuir para reduzir a criminalidade e viver em paz.



Colunista: Patricia Foroni
Instagram: @pattyforoni_plantas
Facebook: Oficina das Palmeiras

Foto

Patrícia Foroni

ver mais

mais de Patrícia Foroni

Comentários: