A árvore que anuncia a chegada da quaresma

Patricia Foroni fala sobre como embelezar sua casa no Domingo de Páscoa

A árvore que anuncia a chegada da quaresma

Descrição

Muitos sabem que a Quaresma - palavra que vem do latim “quadragésima” - é um período de quarenta dias marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, servindo de reflexão, purificação e renovação aos católicos que se preparam para a principal celebração do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa e praticada desde o século IV.

Mas o que muitos não sabem é que durante esta época do ano, as ruas ficam mais floridas e enfeitadas, por conta de uma árvore nativa do Brasil, do gênero Tibouchina, conhecida como Quaresmeira. Ela recebe este nome popular justamente porque floresce no período próximo ao intervalo religioso da quaresma, que vai da Quarta-feira de Cinzas à Páscoa. Com suas flores roxas e rosadas ela ganha grande destaque e visibilidades nas áreas urbanas. A sua cor arroxeada simboliza a Paixão de Cristo, ela também está presente nas vestimentas da Igreja Católica nesse período e para alguns é motivo de superstição.

PUBLICIDADEteste

Além dessa atribuição ela também pode ser usada como essência floral, a qual fornece força e vitalidade para o restabelecimento do propósito, do livre-arbítrio. Libera energia que atinge o cerne da alma, promovendo a transmutação para que os desejos se concretizem. Na medicina popular é usada para tratar de inchaços, tosses, doenças de pele e infecções venéreas.

Árvore símbolo da beleza e da abnegação, a Quaresmeira é reconhecida como a árvore do amor incondicional.


Instagram: @pattyforoni_plantas
Fotos: Oficina das Palmeiras (Boituva - SP)
Facebook: Oficina das Palmeiras

Foto

Patrícia Foroni

ver mais

mais de Patrícia Foroni

Comentários: