Por trás da propaganda

Fabiana Soriano explica como a propaganda exige um pouco de planejamento e atenção.

Por trás da propaganda

- Foto: reprodução / Marcus Marques

Muito ouvimos falar sobre a importância da comunicação de uma empresa, sobre os benefícios de divulgar os seus produtos e serviços e promover ofertas para aumentar vendas. Parece uma ação simples, mas exige um pouco de planejamento e atenção.

Escolher um canal, ou os canais, que melhor falam com o publico alvo, o melhor período para exibir uma mídia, definir o valor do investimento, a mensagem e a imagem que se deseja propagar para influenciar o pensamento dos clientes com o objetivo de informar, fortalecer uma marca, estimular ou criar uma necessidade de consumo, são os critérios que fazem uma propaganda ser eficiente. Para isso há profissionais competentes e dispostos a ajudar.

 Certa ocasião, eu analisava um plano de mídia junto a um cliente para promover um empreendimento imobiliário em São Roque. Quando questionei sobre as expectativas de vendas a partir da propaganda que ele faria, ele sabiamente me respondeu: “Minha expectativa é que esta ação leve pessoas ao plantão de vendas. Vender ou não, depende mais da minha competência e do meu atendimento”. Ele estava ciente sobre a lição de casa que existe por trás de uma propaganda eficiente ou de qualquer ação promocional.

Para se certificar sobre a efetividade de uma ação publicitária é preciso estar preparado para mensurar o ROI, ou seja, o retorno sobre o investimento. Outro ponto essencial é preparar o atendimento comercial para receber a demanda que essa ação irá gerar. Uma dica bacana é reunir a equipe comercial e informá-los sobre a divulgação do produto, orientá-los para que perguntem ao cliente como ele soube desta oferta. Ter uma boa quantidade de produtos disponíveis no ponto de venda também faz parte da lição de casa. Quando for definir o canal de comunicação, é prudente pedir dicas e orientações do especialista na mídia escolhida. Ele tem experiência e sabe dizer o que é mais indicado para atingir o seu objetivo. Afinal  ele é especialista justamente por já ter vivido muitas experiências com diferentes clientes, de diferentes segmentos, e acumular cases de sucesso.

Feita a lição de casa dentro da empresa, certifique-se de que além de alcançar o seu publico, você vai causar uma boa imagem através de propagandas que não incomodem o consumidor, não sujem a cidade e não aumentem a poluição visual como paredes e muros pintados, por exemplo. Promover uma marca a qualquer custo, pode deixar uma imagem negativa da sua empresa e basta acessar por minutos as redes sociais para vermos uma avalanche de pessoas protestando contra alguma marca ou uma ação promocional que feriu alguns dos valores sociais. O cliente está de olho! A palavra de hoje é sustentabilidade! É humanidade! É coletividade!

Aí sim! Prepare-se para vender muito! Pois quem não é visto, não é lembrado. E quem é muito bem visto, é o mais escolhido!

Fabiana Soriano é Diretora Comercial da Formato Outdoor, VP da Central de Outdoor, Membro do BNI Maestria e Trainer da Dale Carnegie® nas áreas de Comunicação, Relações Humanas e Liderança e colunista do Jornal da Economia.

Foto

Fabiana Soriano

ver mais

mais de Fabiana Soriano

Comentários:

1