Conhecimento não ocupa espaço!

A Coach de Carreira Paula Foroni fala sobre a importância do conhecimento em nossas vidas

Conhecimento não ocupa espaço!

O mundo do trabalho mudou! E não é apenas um reflexo do grande desemprego que assolou o país neste ano – no primeiro semestre a taxa de desemprego no país atingiu 13 milhões de pessoas (dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O mundo do trabalho vem mudando como reflexo da economia e principalmente da evolução tecnológica. O mundo a um clique já faz parte da vida das pessoas e isso impacta diretamente o mercado de trabalho. E, apesar de uma tendência de melhora na taxa de desemprego do país, este é um caminho sem volta.

Já podemos ver essa mudança na substituição de postos de trabalho por robôs, automatização de processos, terceirização por tecnologias, aplicativos etc. Ao mesmo tempo, diversas profissões serão criadas para atender a demandas que antes não existiam. Imagine um gestor de ecorrelações, bioinformacionista, técnico em telemedicina, conselheiro de aposentadoria, dentre outras profissões que farão parte do futuro próximo, segundo a pesquisa “Carreiras do Futuro” conduzida por especialistas da FIA (Fundação do Instituto de Administração).  Na outra ponta, do empreendedorismo, também vemos a influencia das ‘startups’ bilionárias classificadas como organizações exponenciais, que, segundo os fundadores da Singularity University, Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest, são criadas por ‘pesquisadores’ digitais, de dentro de suas ‘garagens’ em qualquer parte do mundo com propósito de impactar milhões de pessoas. Essas empresas vêm mudando a forma de fazer negócios e principalmente as relações de trabalho (veja Airbnb, Uber, Waze etc.).

E como isso impacta a minha vida? Como me preparo para a contínua transformação do mundo do trabalho? Como diria a vovó “conhecimento não ocupa espaço.” Aprender continuamente é a chave para o sucesso. Seja curioso! Não tenha medo de perguntar quantas vezes forem necessárias. Aplique o que você aprendeu, teste, faça ajustes e continue sempre aprendendo. Uma das grandes competências de empregabilidade para o mercado de trabalho atual e futuro é o ‘aprender a aprender’. Desta maneira, para aqueles que souberem se reinventar, se dispuserem a aprender continuamente e não tiverem medo de errar e aprender com os próprios erros terão sucesso. O fantasma do desemprego e da substituição da força de trabalho por máquinas ou pelo desconhecido não assustará. Por isso, estude, aprenda! Conhecimento não ocupa espaço e hoje, com o mundo a um clique, a informação e o conhecimento estão disponíveis a todos, a qualquer hora, em qualquer lugar, só depende de cada um!

Paula Foroni é Coach de Carreira, Mestre em Gestão de Pessoas pela Universidade de São Paulo, Consultora de RH e apaixonada em desenvolver pessoas. www.casanaarvorecoaching.com | www.facebook.com/casanaarvorecoaching

Foto

Paula Foroni

ver mais
Publicidade:

Comentários:

1