Os Caminhos da Saúde Extraordinária

Podemos realizar pequenas mudanças nos nossos hábitos alimentares e sociais que são capazes de imprimir mudanças profundas em nossas vidas

Os Caminhos da Saúde Extraordinária

O cultivo da saúde tem tudo haver com saber escolher o que e quando comer, fazendo a melhor escolha possível em cada circunstancia.

Nutrição é mais do que simplesmente comer bem e se saciar. A saúde como sinônimo de equilíbrio, excelência, beleza e harmonia, é algo que pode e deve ser cultivado através de alguns fundamentos.

Sem dogmas, regras ou verdades absolutas, podemos realizar pequenas mudanças nos nossos hábitos alimentares e sociais que são capazes de imprimir mudanças profundas em nossas vidas.

Existe uma falsa ideia de que, para conquistar um corpo bonito e saudável é necessário fazer dietas complexas e sacrifícios extremos. Mas isso não é verdade. As escolhas certas podem te ajudar a eliminar sintomas desagradáveis e gordurinhas extras, assim como, aumentar seus níveis de energia mental e física, ampliando suas capacidades e lhe trazendo mais sucesso e resultados na vida pessoal.

Saber se cuidar pode te ajudar a elevar o padrão de funcionamento da sua mente, proporcionando mais foco e excelência em tudo aquilo que você faz.

Mas devemos separar o que é real do que é mito, neste oceano de informações controversas sobre alimentação, atividade física e poder da mente. Quero que você desenvolva um estilo de vida mais construtivo e saudável para você mesmo e para as pessoas que você ama.

Não pretendo passar dietas, pois não faço isso nem em consultório, pois dietas são extremamente individuais e aquilo que funciona para mim, não funciona necessariamente para todos.

O que eu faço é transmitir conceitos organizados e baseados em alguns alimentos-chave, extremamente importantes para nosso dia-a-dia, devido às suas características essenciais à vida, como o óleo de coco, por exemplo.

O conhecimento é o alicerce de qualquer transformação. Com esse conhecimento você poderá desenvolver a capacidade de entender e saber escolher o que for melhor possível para qualquer situação.

Este conhecimento é o resultado de 9 anos de estudo e experimentação originados de uma transformação pessoal, onde eu sofria de diversos sintomas desagradáveis como cansaço, baixa libido, desânimo, estado depressivo e sem objetivo.

Eu comia de forma desregrada e sem critério algum, não praticava esportes, estava com 90kg e uma pressão arterial média de 150x100mmHg, com picos de 170X120mmHg.  Vivia num estado de ausência completa de saúde, estressado e sem energia mental, física ou espiritual para seguir em frente. Era necessário mudar.

Busquei profissionais da área de nutrição, esportes e medicina, assim como gurus, monges e iluminados. Cometi diversos enganos mas, quando você procura com sinceridade, o propósito da sua vida se manifesta afastando tudo que é ruim, aproximando pessoas boas, colocando na sua frente todas as condições materiais, emocionais, mentais e espirituais para desenvolver este propósito. Todas as condições de uma mudança profunda em sua vida estão aí, ao seu alcance, na sua frente. Muitas vezes é preciso parar e simplesmente “ouvir o silêncio”.

Hoje com 54 anos, não possuo mais nenhum sintoma desagradável, pratico esportes e meditação regularmente, alimento-me de forma consciente e sinto-me inserido no começo de algo grande, que é trazer saúde e bem-estar para o maior número de pessoas possíveis, ensinando você a viver mais e bem melhor. Uma pessoa saudável e feliz faz deste mundo um lugar melhor para todos.

Eu pratico uma medicina preventiva, baseado no juramento de Hipócrates, pois é melhor prevenir do que remediar. A essência do que Hipócrates ensinava era justamente isso, pois quem pratica uma medicina preventiva não sofre com males evitáveis e tem muito menos dificuldades para se tratar do que quer que possa acontecer com você.

Neste aspecto, a qualidade do alimento é fundamental. A qualidade daquilo que eu ingiro é justamente a qualidade da matéria-prima que meu corpo usa para realizar seus processos de crescimento, reparação e manutenção.

A qualidade daquilo que eu escolho comer afeta todo o equilíbrio do meu corpo, afeta a minha capacidade de manter o humor e a vitalidade, afeta minha atenção e foco, afeta minha imunidade e a capacidade de resistir a doenças e cânceres, afeta a minha produção hormonal, afeta minha pele, meus cabelos, minha aparência, minha composição corporal, afeta até mesmo minha percepção subjetiva do mundo e a capacidade de apreciar a vida.

Hoje eu posso afirmar que é impossível atingir a excelência pessoal sem fazer escolhas alimentares corretas, sem se dedicar a uma atividade física intensa, e sem utilizar algum método de conexão mente-corpo.

Se você quer ser uma pessoa extraordinária e vivenciar a plenitude de sua existência atual, você deve cultivar uma alimentação saudável, praticar esportes e treinar a conexão mente-corpo. E eu estou aqui para mostrar alguns caminhos que eu já percorri.

Vivemos hoje uma profusão de conhecimentos massificados e distorcidos, muito deles transformados em mitos. Um conhecimento distorcido é pior do que nenhum conhecimento. Por isso, quero desmistificar diversos conhecimentos sobre nutrição, atividade física e conexão mente-corpo nos próximos artigos do JE.

Já falamos sobre a importância da vitamina D para nossa saúde, a importância das gorduras na nossa dieta, a importância do colesterol para a nossa saúde mental e hormonal e falamos, também, dos mitos que cercam estes assuntos e que ainda nos aprisionam em paradigmas ultrapassados.

Na próxima semana vou começar a explicar sobre nutrição saudável ou nutrição avançada para a saúde e o desempenho físico e mental.

O objetivo é que você possa fazer escolhas conscientes a partir deste conhecimento e comece a colher benefícios de forma rápida e sustentável, pois estamos falando em você melhorar um estado hipertensivo, um estado diabético, um estado de insônia ou depressão, e diversos sintomas desagradáveis que possam estar presentes hoje em você.

Veremos em artigos futuros a real importância dos macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas), sua função e distribuição ideal para otimizar sua saúde. Veremos o que você precisa comer e o que você precisa evitar, para ter um funcionamento biológico saudável e sustentável.

Veremos também a importância da atividade física, da regulação do seu sistema hormonal, do equilíbrio metabólico intracelular das mitocôndrias, do controle do estresse, de uma noite bem dormida, com sono reparador, de um trato gastrointestinal normal e desinflamado.

Veremos, ainda, técnicas de conexão mente-corpo, como a meditação, para equilibrar todo o seu sistema biológico e seu sistema imaginário-mental, alinhando a saúde da mente com a saúde do corpo, pois ambos são interdependentes e não é possível ter saúde física sem cultivar a saúde mental.

Enfim, minha amiga e meu amigo, estaremos nas próximas semanas conversando de diversos temas sobre saúde e revelarei diversos caminhos e possibilidades para você conquistar nada mais nada menos do que uma Saúde Extraordinária.

Dr. Mauricio Egydio é médico fisiologista e atua nas áreas de saúde, bem-estar e longevidade.

Contato: [email protected] / Consultório: 11 4719-1476

Foto

Dr Mauricio Egydio

ver mais

mais de Dr Mauricio Egydio

Comentários:

1