Os reais benefícios do óleo de coco

O médico e colunista Dr. Mauricio Egydio fala sobre este importante produto para a nossa saúde.

Os reais benefícios do óleo de coco

Nosso corpo trabalha com 3 substratos alimentares: gorduras, proteínas e carboidratos. Precisamos de gordura para viver, assim como, de proteína. Mas não precisamos de carboidrato para viver.

Estou falando isto do ponto de vista metabólico, pois existem tipos de gorduras e tipos de proteínas chamadas essenciais, que são moléculas químicas que nosso corpo não fabrica e precisa ser consumida de fontes externas. Sem elas não existiríamos. Sem elas nosso corpo padeceria e morreria. E não existe esta equivalência entre os carboidratos. Por isso, gorduras e proteínas são essenciais à vida e devem ser redimensionadas em sua real importância na nossa dieta.

Existem gorduras ruins, claro, principalmente aquelas industrializadas, hidrogenadas e as chamadas gorduras trans, todas de origem vegetal e transformadas pela indústria de alimentos, com finalidades diversas: conservação, estabilização, moldura, prensagem, sabor, textura, etc. Estas gorduras modificadas pelo homem promovem inflamação em nosso corpo que causarão diversos problemas de saúde a longo prazo.

Mas estamos falando de outra classe de gorduras, aquelas essenciais a vida, que seu corpo utiliza para fazer hormônios, renovar células e tecidos, promover neurotransmissão, facilitar a comunicação mioneural (cérebro-músculo), dar energia e melhorar sua composição corporal, pois comer gordura saudável não engorda.

Estamos falando do óleo de coco como um dos exemplos mais fortes desta classe de gorduras saudáveis. O óleo de coco compõe uma classe de gorduras denominadas de ácidos graxos de cadeia média, sendo que, mais de 80% são formadas de gordura saturada e metade delas é composta por uma gordura muito especial chamada de ácido láurico. Dentro de nosso corpo, o ácido láurico é transformado em monolaurina que irá desempenhar diversas funções para nossa saúde.

Devido a estas propriedades, o óleo de coco deve ser consumido diariamente, seja como suplemento, onde você toma diretamente em doses diárias, ou como alimento, onde você o utiliza para cozimentos diversos. Só assim você poderá adquirir o máximo dos benefícios que ele pode lhe proporcionar.

O óleo de coco irá exercer diversos benefícios para sua saúde, inclusive para aumento do desempenho físico e mental. Ele irá agir no coração, nas artérias, na imunidade, nos ossos, no colesterol, no aparelho digestório, na fadiga, na depressão, nas doenças neuro-degenerativas e, ainda, na composição corporal e no emagrecimento.

Gostaria de destacar que existe uma fobia sobre as gorduras e uma crença errônea de que é a gordura que leva à obesidade e causa doenças cardiovasculares. Acredita-se erroneamente que as gorduras saturadas irão piorar o perfil do seu colesterol e, como consequência, irão promover eventos negativos às artérias e ao coração, como infarto do miocárdio e acidentes vasculares.

Eu tenho certeza que estes paradigmas que ainda dominam a Medicina e a Nutrição tradicionais serão sepultados nos próximos anos, devido à maciça produção de evidências científicas que vem demonstrando justamente o contrário: as gorduras saturadas, em especial os ácidos graxos de cadeia média, são protetores cardíacos e vasculares de primeira linha.

As gorduras saturadas como a do óleo de coco têm se demonstrado eficientes no combate às dislipidemias, melhorando o perfil do colesterol, aumentando seu HDL; melhoram a resistência insulínica, combatendo o diabetes tipo II; a gordura saturada protege seu coração e artérias da formação de placas de ateromas e trombos que podem entupir suas artérias; além disso, ainda em relação ao coração e às artérias, ele melhora a contratilidade muscular destas estruturas, pois promovem maior produção energética intracelular, melhorando a eficiência cardíaca e a complacência vascular, reduzindo os níveis da pressão arterial; as vitaminas A, D, E e K dependem do consumo de gorduras saturadas para sua produção e distribuição endógenas, sendo que cada uma possui funções extremamente importantes no nosso corpo (veja minha coluna sobre Vitamina D no JE); a ação destas gorduras sobre o sistema nervoso central e periférico irão proporcionar melhora acentuada no padrão de depressão e doenças neuro-degenerativas, assim como nas demências ditas da idade, como Alzheimer e demência senil; o óleo de coco é um potente antioxidante e estimulante da imunidade, permitindo que seu corpo combata de forma eficiente diversas doenças infecto-contagiosas. São tantos os benefícios que precisaríamos de um livro inteiro para explicá-los.

Nós suplementamos o óleo de coco de forma simples, seja na culinária, seja in natura, em cápsulas, em líquido, não importa. A forma não tem importância, e sim, que você consuma este tipo de gordura saudável diariamente.

Na forma in natura, você pode consumir de 10 a 20 gramas diárias de óleo de coco, o que corresponde a 2 ou 4 colheres de sopa, respectivamente, divididos ao longo do dia. Você também pode consumi-lo na forma de TCM (Triglicérides de Cadeia Média) que é adquirido em lojas de suplementos esportivos. Também poderá ser encontrado na forma de cápsulas oleoginosas.

Mas para aqueles que não conseguem se adaptar com o sabor in natura, você pode utilizar como TCM ou cápsulas, ou na culinária em geral, para fazer cozimentos diversos, refogados e até frituras, pois ainda é um óleo que resiste bem à temida oxidação das gorduras em temperaturas altas, ao contrário das outras gorduras que oxidam e promovem danos à saúde.

Deixo uma última dica: atente-se para o fator da qualidade, pois o mercado brasileiro de produtos apresenta uma legislação que permite impurezas e misturas não permitidas em outros países, tornando nossos produtos mais pobres em qualidade comparados aos importados. Dê preferência ao óleo de coco extra-virgem prensado a frio e que não foi desodorizado e nem clareado.

Por isso, suplemente bem, suplemente com inteligência, suplemente para sua saúde e longevidade.

Sugestão de Leitura

Rondó Junior, Wilson – Óleo de coco: a gordura que pode salvar sua vida. SP. Gaia: 2015

Dr Maurício Egydio é médico fisiologista e ortopedista, atuando nas áreas de saúde e longevidade

Contatos: [email protected]

Siga-me no facebook, instagram e youtube

Foto

Dr Mauricio Egydio

ver mais

mais de Dr Mauricio Egydio

Comentários:

1