A saúde e a longevidade dependem dos Telômeros

A saúde e a longevidade dependem dos Telômeros

Em 1975, chegava ao laboratório da Universidade de Yale (Estados Unidos) uma jovem estudante de pós-doutorado, formada em biologia pela Universidade de Melbourne (Austrália), para estudar pequenos micro-organismos e seu material genético, as tetrahymenas. A jovem Lis, como era chamada pelos amigos, não tinha ideia naquela época que os estudos genéticos, cultivando milhões de minúsculos micro-organismos, resultariam numa das maiores descobertas da humanidade. 

Debruçada sobre microscópios e aparelhos sofisticados, ela descobre uma porção esquisita na ponta dos cromossomos. Esta porção, com a peculiaridade de se repetir ao longo da vida da célula, tinha características muito especiais. Eram segmentos repetidos de DNA não codificante localizadas nas extremidades dos cromossomos. Repetiam sempre a mesma sequência de bases nitrogenadas e encurtavam de tamanho conforme as células se dividiam. Estas pontas ganhariam o nome de TELÔMEROS.

Em 1984, determinada a descobrir a função dos telômeros, a já experiente pesquisadora e agora professora de Biologia Molecular da Universidade de Berkeley, Elisabeth Blackburn, encontraria uma relação entre o tamanho dos telômeros e a vida da célula. Com o auxilio de sua estudante, Carol Gleider, descobririam a TELOMERASE, que é capaz de recriar novos telômeros com base em sua própria sequência bioquímica.

Os telômeros são porções terminais dos cromossomos como se fossem aqueles protetores plásticos na ponta dos cadarços dos sapatos. A função deles é a mesma, proteger o DNA de se desenrolar. O tamanho dos telômeros tem tudo haver com a saúde e a longevidade das células. Quanto maior, mais saudável e permanente é a célula e o organismo que elas formam!

Mas esta não seria a maior descoberta da Senhora Lis. Após décadas de estudo sobre os telômeros, a destemida pesquisadora descobriria que os telômeros podem ser modificados por estímulos externos. Isso mesmo! Por ações e situações vividas pelo ser vivo em seu ambiente externo. 

Isso pode parecer uma grande bobagem para os céticos, ou não fazer nenhum sentido para você. Mas saiba que esta senhora, por causa de suas descobertas sobre o telômero, a telomerase e suas funções, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2009. 

Após 40 anos de uma vida dedicada a laboratórios. Esta jovem, hoje uma senhora saudável de 68 anos de idade, nos revela que nossos hábitos, comportamentos, alimentação, estado emocional e mental, resposta ao estresse, tem a capacidade de preservar e aumentar os nossos telômeros, aumentando nosso estado de saúde e nossa longevidade. 

Os alimentos que você consome, o seu nível de atividade física, suas reações ao estresse, seus estado de sono, seu estado mental calmo ou intoxicado, influenciam os telômeros  de suas células. Todos esses fatores, e outros mais, parecem influenciar os nosso telômeros retardando ou acelerando o envelhecimento. 

Compreendendo esse mecanismo milagroso da renovação celular, podemos modificar nosso comportamento em diversos aspectos da vida, para apreciarmos um enorme impacto em como as articulações podem mexer com amplitude, como os pulmões podem respirar com facilidade, como o sistema imunológico pode combater todas as infecções, como o coração pode bater forte e bombear o sangue através de artérias com elasticidade preservada, e como o cérebro pode se manter afiado durante os anos da velhice. 

Os telômeros, enfim, nos ensinam que podemos combater o envelhecimento e estados de doença em nível celular. 

Caros amigos, suas células irão envelhecer. Mas isso não precisa ocorrer antes do tempo. O que a maioria de nós realmente deseja é ter uma vida longa e saudável, e para isso, os telômeros nos dão as chaves mais modernas e avançadas para modularmos nosso envelhecimento com saúde, vigor, altivez, produtividade, lucidez e amor. Telômeros longos, vida longa e saudável.

Bibliografia

Blackburn, E. – O Segredo está nos Telômeros. SP, Planeta, 2017.

Dr Mauricio Egydio é médico fisiologista e ortopedista atuando na área de saúde, bem estar e longevidade.

Contatos: [email protected]

Foto

Dr Mauricio Egydio

ver mais

mais de Dr Mauricio Egydio

Comentários:

1