Fala Prefeito São Roque: Questionamento do leitor Daniel Roque Lopes

Fala Prefeito São Roque: Questionamento do leitor Daniel Roque Lopes

- Foto: divulgação

Senhor Prefeito. Há muitos anos atrás, nós tínhamos a tradicional Festa do Vinho. São Roque era conhecida em todo o Brasil como a “terra do vinho”, pois turistas de todos os lugares vinham conhecer a cidade, o que era muito bom para o nosso comércio. o Ex-Prefeito Zito Garcia acabou com esta festa e se antes tínhamos mais de 100 vinhateiros, hoje acredito que tenhamos a metade deste número. Sendo assim, gostaria de perguntar ao senhor prefeito se a tradicional Festa do Vinho não poderia voltar a ser realizada em São Roque.

Daniel Roque Lopes

Bom, caro Daniel, obrigado pela pergunta e pela oportunidade de responder sobre um assunto que é tão importante para a história econômica de São Roque.

A Festa do Vinho foi muito famosa entre os anos 40 e meados dos anos 80. O setor vinhateiro tinha uma importância muito grande na economia e também como atrativo ao turismo, porém com o passar dos anos, com a mudança de costumes e hábitos, a festa passou a apresentar vários problemas devido ao grande fluxo de pessoas, e a pequena estrutura física oferecida pela cidade para receber esses visitantes e também por se tratar de uma festa, onde o principal atrativo era a bebida alcoólica, o que trazia vários transtornos à população.  Por isso a festa foi suspensa. Hoje avaliando o cenário turístico de São Roque, a grande população de cidades em nosso entorno, como Sorocaba, Campinas e São Paulo que visitam São Roque em busca de atrativos turísticos, mostra que, se fossemos retornar com a festa, hoje teríamos que ter uma grande estrutura. Além do investimento hoje ser uma questão muito complexa, temos que entender que a Festa do Vinho acabou sendo substituída por outros eventos, como a Expo Floral que acabou se transformando na Expo São Roque, evento que divulga não só o vinho, mas também a alcachofra, os licores, doces, artesanato, artes, gastronomia, entretenimento e outros produtos produzidos em nossa cidade. Então a Expo é uma feira que escolhemos para apresentar São Roque no cenário turístico nacional. É importante frisar que a economia ligada ao plantio da uva e o fabrico do vinho passou por um período de decadência e começou sua recuperação nos últimos quinze anos. Então hoje não temos a pujança que tínhamos antes no setor, e que nos permitia promover um evento exclusivamente voltado para o vinho. Isso explica o porquê da criação de um evento que mostre a diversificação de nossos produtos e serviços. É nessa linha que estamos trabalhando, além disso os roteiros turísticos existentes (Estrada do Vinho, Sítio e Capela Santo Antônio, Roteiro da Raposo, etc.), estão transformando São Roque numa região que recebe turismo referenciado, o que é muito positivo para a economia voltada para esse setor. E ainda vislumbro outros locais a serem explorados, como o morro do Saboó, com um potencial imensurável para o desenvolvimento desse segmento econômico em nosso município. Por isso eu acho que São Roque pode desenvolver turismo os 12 meses do ano e em todos os cantos da cidade, não apenas concentrado em um único evento. Então essa é nossa visão, organizar e promover um turismo que gere o máximo de riquezas para município.

Prefeito Claudio Góes

Foto

Fala Prefeito São Roque

ver mais

mais de Fala Prefeito São Roque

Comentários:

1