Questionamento da leitora Gabriela Aparecida de Souza sobre a saúde de São Roque

Questionamento da leitora Gabriela Aparecida de Souza sobre a saúde de São Roque

- Foto: divulgação

Prefeito, qual a perspectiva para a Saúde de São Roque. O que pode ser feito para melhorar a situação da Santa Casa e os postos de Saúde do município?

Gabriela Aparecida de Souza

Bom, cara Gabriela, obrigado pela pergunta e pela oportunidade de esclarecer este assunto que é tão importante para as pessoas que se utilizam dos serviços de saúde em nossa cidade.

Decretamos o fim da intervenção da Prefeitura junto a Santa Casa em 05/01/2017, pois entendemos que esta situação não poderia mais ser mantida.  Com esta ação a administração da Santa Casa voltou para as mãos da Irmandade.

A Provedoria juntamente com o Comitê Gestor (não remunerado) passou a desempenhar o papel de:

- Levantar o passivo financeiro e patrimonial,

- Renegociação de dívidas,

- Captação de recursos financeiros,

- Projetos de aumento de receita,

- Obras de manutenção e melhorias,

- Contratação de equipes médicas, empresas de diagnose, serviços de apoio e manutenção,

- Parcerias com associações e entidades,

- Retomada dos serviços tanto para a população de São Roque como a microrregião conforme pactuação junto a Divisão Regional de Saúde.

Muito ainda há para ser feito, mas acreditamos que com a ajuda que temos recebido e com o empenho de todos os profissionais envolvidos, conseguiremos dar a volta por cima e poder ampliar os serviços.

Quanto aos Postos de Saúde, foi revisto o quadro funcional, carga horária dos profissionais, estrutura física e de equipamentos, bem como os insumos para sua manutenção.

Temos recebido algumas emendas as quais nos ajudarão quanto a manutenção física e estrutural dos postos.

Em todos eles temos médicos, os quais estarão a partir de março sendo matriciados por profissional especialista da área (exemplo: ginecologista/obstetrícia, psiquiatria), que também dará suporte, quando necessário, para atendimento aos munícipes no próprio Posto de Saúde, evitando assim seu deslocamento.

Nos Postos de Saúde, temos médicos com 40 horas semanais, das 7 às 16 horas, com uma hora de intervalo para almoço. As consultas podem ser agendadas e em vários casos, como o médico encontra-se no local o atendimento é feito no mesmo dia. Em alguns postos como o de São João Novo e Maylaky temos respectivamente dois e três profissionais médicos atendendo a população.

Temos tido dificuldades para agendamento de especialidades, as quais são referenciadas para outros serviços via Central de Regulação de Vagas (CROSS). Mas estamos trabalhando para que este problema seja resolvido.

As cirurgias eletivas serão iniciadas assim que a Santa Casa finalizar a contratação das equipes médicas. Há também um trabalho que será feito quanto ao referenciamento de pacientes atendidos no Pronto Atendimento da Santa Casa para acompanhamento ambulatorial nos postos de saúde. Com esta medida pretendemos trabalhar na prevenção e evitar ao máximo os atendimentos de urgência.

Com tais medidas, tenho certeza que estamos melhorando e dinamizando o atendimento, e oferecendo um serviço digno a nossa população.

Prefeito Claudio Góes

Foto

Fala Prefeito São Roque

ver mais

mais de Fala Prefeito São Roque

Comentários:

1