Planeje racionalmente, aja com emoção

Há crenças que nos levam à vitórias e emoções que nos dão força.

Planeje racionalmente, aja com emoção

- Foto: Reprodução / Internet

Segundo as Finanças Comportamentais, tomamos nossas decisões financeiras não apenas baseados no lucro ou prejuízo que resultará destas decisões. São muitas as crenças e emoções que nos influenciam a agir de modo insensato, fazendo coisas que não deveríamos estar fazendo e deixando de fazer coisas importantes. Da mesma forma, há crenças que nos levam à vitórias e emoções que nos dão força. Razão e emoção fazem parte de nossa natureza e a maioria de nós tende a ser mais emotivo ou mais racional. Situações de curto prazo ativam o sistema límbico do cérebro, que controla a emoção e situações de longo prazo ativam o córtex prefrontal, associado ao raciocínio lógico. Como seria uma combinação produtiva das duas coisas? Em que momento usar uma e outra?

Imagine um sonho, aquela coisa que mexe com você, que te desperta paixão e muita esperança de realizar. Ao lembrar-se do seu sonho, um desejo intenso de realizá-lo levará você a buscar soluções para os obstáculos, a alegria de estar a caminho do seu sonho tornará você persistente e incansável com relação aos detalhes, a coragem o surpreenderá ao enfrentar o desconhecido e você ainda conseguirá contagiar algumas pessoas com seu entusiasmo, trazendo-as para junto de você como aliadas.

Neste momento você começa a planejar como chegar neste sonho, quando, onde, com quem e com quanto. É aí que entra a razão, seu lado brilhante tentando encontrar a melhor estratégia. Seja realista considerando algumas adversidades, esteja calmo, pois planejamento não combina com euforia nem pânico. Faça contas, tente prever o futuro (dentro do possível, claro), estude o assunto e mantenha-se bem informado. Seja esperto para aproveitar as oportunidades e fazer as coisas do jeito certo. Seja ético e generoso, pensando no ganha-ganha e fazendo as coisas certas. Se você tinha dúvidas sobre a utilidade da matemática, agora ela será uma ferramenta importante.

Então poderás colocar em prática aquela ótima frase: “Pense como uma pessoa de ação e aja como alguém que pensa!” Serás naturalmente competente pela imensa vontade de acertar, terás crescido até ficar maior do que os problemas, conseguirás obter resultado pelo amor que depositou neste sonho, sentirás prazer na luta e na conquista. Não perderás mais tempo com desculpas e preguiça. Na hora de agir, até raiva pode ser útil, sabe aquela revolta de estar saturado de uma determinada situação e dar um basta, ter o dia da virada bem no pico da raiva? E tudo isso te dará mais força e energia para ser ainda mais persistente e buscar novos sonhos. Não rirás mais dos sonhos dos outros, terá por eles respeito. Pensarás bem antes de prometer e farás tudo para cumprir tua palavra.

Foto

Andréa Voûte

Desde 2002 Andréa Voûte ajuda pessoas a lidarem melhor com o seu dinheiro individualmente, em família ou nas micro e pequenas empresas. Foi bancária e hoje é Consultora financeira e palestrante na Voute Contar. Autora do livro Finanças pessoais uma gestão eficaz, criou vários cursos, controles e métodos de consultoria e planejamento. contato@voutecontar.net.br

ver mais

mais de Andréa Voûte

Comentários:

1