Lei de Cotas

A lei tenta enquadrar um problema e uma questão social de desigualdade, porém questiona-se se o problema deve ser resolvido apenas no ensino superior

Lei de Cotas

- Foto: Reprodução/Internet

O objetivo do artigo dessa semana não e o questionamento sobre a viabilidade da lei de cotas que temos no ingresso do ensino público, mas as visões dos dois lados referentes à sua metodologia de avaliação e sua fiscalização.

Sabemos que a lei de Cotas( Lei 12.711 de Agosto de 2012) favorece o estudante que se encaixa nos seguintes itens :  Renda Familiar, Declaração de Raça , Escolaridade em escola pública e alguns outros fatores analisados. Isso faz com que as instituições tenham processo diferenciado na seleção dos alunos.

Por um lado verificamos que a lei tenta enquadrar um problema e uma questão social de desigualdade muito grande em nosso pais, porém questiona-se se esse problema deve ser resolvido apenas no ensino superior. 

Muitos educadores e pesquisadores afirmam que nosso problema educacional e na base e na formação da criança em sua idade escolar indo da alfabetização até a conclusão do nível médio.

Outro problema e a fiscalização e a integridade do programa. No ultimo domingo (16/10) foi apresentando uma reportagem no Fantástico sobre a dificuldade da fiscalização, fraudes realizadas por alunos para aproveitarem o sistema de cotas para ingressar de forma mais fácil no ensino superior e a grande barreira jurídica para quem realmente e beneficiário da lei de cotas , principalmente na questão racial onde o  candidato faz uma auto declaração gerando as vezes divergência e questionamentos tanto de outros estudantes quando do profissionais que realizam os processo seletivos.

Concluindo o objetivo não é discutir a validade ou não da utilização de cotas dentro das instituições, mas sim o formato que e trabalhado e fiscalizado pelos órgãos responsáveis. Não podemos deixar um projeto de inclusão social se tornar uma ferramenta de fraude para ser utilizada por quem não possui o direito.

Vamos refletir!!!!!

Abs

Até a próxima

Paulo Eduardo Galvez Júnior

Prof. Paulo Eduardo Galvez Júnior

Professor , Empresário

[email protected]

Foto

Prof. Paulo Eduardo Galvez Júnior

ver mais

mais de Prof. Paulo Eduardo Galvez Júnior

Comentários:

1