Aprenda a fazer uma horta orgânica dentro de casa

Fazer uma horta em casa aumenta o seu contato com a natureza e economiza nas feiras e supermercados

Aprenda a fazer uma horta orgânica dentro de casa

- Foto: Reprodução/Internet

Cultivar uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de alimentos plantados, é sempre bom. Bom para a saúde e o bem-estar da família, que irá ingerir alimentos mais saudáveis e livres e agrotóxicos, e também para o meio ambiente, que deixará de receber produtos químicos e ter seus recursos naturais, como solo e água, explorados de forma insustentável. Fazer uma horta em casa aumenta o seu contato com a natureza e economiza nas feiras e supermercados.

É preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora de montar a sua horta. Elas podem ser feitas em todos os tipos de casa e apartamentos, só precisam ser adaptadas ao espaço e aos recursos disponíveis.

Preparativos

Antes de iniciar sua horta, fique atento aos seguintes fatores:

Clima – ele é determinante na adaptação de certas culturas e deve ser levado em consideração na seleção de variedades. As diferenças entre estações, quanto à temperatura e volume de chuva devem ser verificados, servindo como base para um calendário de épocas de plantio.

Solo - muita atenção ao tipo e cuidado do solo. O solo é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida. Devem ser analisados em seus aspectos físico (textura e estrutura), químico (nutrientes) e biológico (organismos vivos existentes no solo).

Local – o lugar da instalação da horta tem de ser de fácil acesso, maior insolação possível, água disponível em quantidade e próxima ao local. Não devem ser usados terrenos encharcados. Os canteiros devem ser feitos na direção norte-sul, ou voltados para o norte para aproveitar melhor o sol. No local da horta não é aconselhavel a entrada de galinhas, cachorros ou coelhos.

Espécies – escolha com cuidado o tipo de vegetal que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Informe-se na hora de comprar as mudas e sementes e verifique se aquele tipo irá se adequar à sua horta.

Dentro de casa

Para montar uma horta em espaços pequenos, como apartamentos, prefira os vasos. Eles podem ser de qualquer tamanho, apenas assegure-se de só plantar espécies que irão se adaptar ali.

Passo a passo:

1.         Escolha um vaso com furos;

2.         Encha um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;

3.         Coloque uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;

4.         Espalhe um pouco de areia;

5.         Plante as mudas;

Em espaços médios

Se você dispõe de um espaço um pouco maior, pode plantar as espécies diretamente na terra, em um canteiro. Você pode cultivar os mesmo alimentos indicados para os vasos, além de outros, que precisam de mais espaço.

Passo a passo:

1.         Revolver o solo com enxada ou pá, deixando a terra bem solta e fofa;

2.         Misturar o composto orgânico;

3.         Deixar o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno;

4.         A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,20 m;

5.         Marcar os espaçamentos (exemplo: os pés de alface devem ficar a dois palmos um do outro);

6.         Posicionar as mudas de maneira intercalada, em forma de triângulo, para evitar a erosão;

7.         Misturar as sementes com areia e espalhar com a mão sobre o canteiro de maneira mais uniforme possível;

8.         Regar pelo menos uma vez ao dia. Em regiões quentes, duas vezes ao dia até as mudas emergirem. Regar nas horas frescas, de preferência pela manhã.

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/aprenda-a-fazer-uma-horta-organica-dentro-de-casa#ixzz4KqsYIdpw

Foto

Josimara Grinholli

ver mais
Publicidade:

mais de Josimara Grinholli

Comentários:

1