Indianos nas Olimpíadas

Por que os indianos são tão avessos aos esportes?

Indianos nas Olimpíadas

- Foto: Divulgação

Atualmente a Índia é o país onde a população mais cresce no mundo.

No momento a Índiaestá em segundo lugar no ranque de países mais populosos com 1 bilhãoe 330 milhões de indianos somente em território nacional sem contar os milhões de indianos que moram em outros países.

Os indianos acreditam em se reproduzirem o mais rápido possível assim que se casam para perpetuar o nome da família e assim sendo a venda de camisinha e anticoncepcionais não fazem muito sucesso por aqui.

Com a segunda maior população do mundo seria de se esperar uma grande participação da Índia em esportes e nas Olimpíadas, entretanto os indianos são pessoas extremamente desinteressadas em esportes e preferem ficar sentados frente à TV ou ao computador.

Na última Olimpíada de verão em 2012 a Índia ficou em 55º lugar com somente duas medalhas de prata e quatro de bronze e pelo visto nesta Olimpíada de 2016 não haverá muitas mudanças.

Mas por que os indianos são tão aversos aos esportes?

Os indianos são aversos não somente aos esportes como também a qualquer atividade que requeira esforço físico, com exceção do ato sexual. Este comportamento reflete o sistema dedivisão social em castas e suas crenças em relação ao esforço físico.

Trabalho físico é para as pessoas de castas baixas. Esta é uma sociedade em que até mesmo pessoas da classe média tem pelo menos um empregado para trazer-lhes um copo d’água mesmo que a água esteja a poucos centímetros de distância.

Por cinco mil anosos indianos de castas altas representam a falta de esforço físico e a abundância de empregados para realizar trabalhos físicos para eles.

Os esportes mais praticados por indianos são xadrez e críquete, esportes estes que na verdade não necessitam de esforço físico.

Atualmente com a globalização alguns indianos estão frequentando academia de ginastica e uns poucos estão se interessando por outros tipos de esportes. No entanto, ser esportista profissional ainda é algo não socialmente aceito pela sociedade indiana.

 

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1