Você consome Coentro? Conhece seus benefícios?

Você consome Coentro? Conhece seus benefícios?

- Foto: Divulgação

O coentro é uma erva muito utilizada na culinária nordestina. Primo da salsinha, essa erva possui um cheiro muito forte e é popular também na Europa.

            Suas sementes além de serem utilizadas para temperar os alimentos, também é muito consumida em chás com ricas propriedades medicinais.

            Além do chá ter um paladar prazeroso proporciona ao nosso corpo propriedades diuréticas, estimulante e anti-inflamatória, o chá pode ser usado no tratamento de problemas do estômago e intestino, além de ajudar a controlar a flatulência.

            Seu consumo ajuda ainda no tratamento de enxaqueca, fadiga, má digestão, anorexia nervosa, reumatismo, dores da articulação, halitose, enjoo, vômitos, dores de cabeça, inchaço, conjuntivite, reumatismo, inapetência digestiva e cólicas.

            Além disso, evita ascarídeas, lombrigas, regula o atraso menstrual, e pode ser usado também para desintoxicação do fígado e da vesícula em caso de excessos alimentares.

            Para consumir o coentro prefira as sementes inteiras, podem ser usadas no preparo de peixes, pães, bolos e massas, e quando trituradas, são ideais para complementar molhos e acompanhar carnes vermelhas. Pode ser usada ainda misturada com outras especiarias, ou para aromatizar conservas, vinagres e azeites. Para consumi-lo fresco prefira os que tenham uma coloração verde mais viva, além dos talos crocantes. Pique as folhas somente alguns instantes antes de usá-las, pois caso contrário podem perder o seu aroma específico. O sabor pode ser perdido quando o alimento for cozido por muito tempo, por isso o ideal é adicioná-lo às receitas sempre no final do preparo para não perder suas propriedades.

            Para preparar o chá de coentro, você deverá usar a proporção de duas colheres de sopa das sementes de coentro para cada litro de água. O preparo do chá deve ser sempre infusão de 2 a cinco minutos dependendo da erva, semente ou raiz que estiver utilizando. Nunca ferva demais para não queimar, amargar e perder propriedades.

Atenção: Gestantes, lactantes e menores devem ficar atentos no consumo excessivo de ste rico tempero.

Curiosidades: Com um ciclo de 35 dias no verão, a erva pode ser cultivada de setembro a março nas regiões sul e sudeste do Brasil, e nas demais regiões pode ser cultivada durante todo o ano, desde que em solo fértil e bem drenado. A colheita pode ser feita 35 dias após o plantio.

         O Coentro e muito mais você encontrada no Empório Natural Suave Essência, localizado na Av. Antonino Dias Bastos, nº1065-Centro-São Roque/SP.

            Quer saber mais? Ligue para nós ou venha nos visitar.

Um forte abraço,

Eliana Vita

CRT 41314

Psicoterapeuta Holística

Consultas e Informações: (11) 4719-1048

Instagram:@suavessenciasemgluten

Facebook: Holos Psicoterapia Holística/Suave Essência-Produtos Naturais, Integrais e Orgânicos.

 

Foto

Eliana Vita

ver mais
Publicidade:

mais de Eliana Vita

Comentários:

1