Leitura de Ossos

Leitura de Ossos

- Foto: Divulgação

Assistindo ao filme Queen of the Desert de 2015, sobre a vida de Gertrude Bell no deserto, descobri que antigamente as pessoas faziam uso da leitura de ossos para prever o futuro. Fiquei intrigada com isso e resolvi pesquisar mais sobre o assunto. Aqui está o que descobri.

Escapulomancia é uma técnica que recorre a ossos para prever o futuro. Acreditava-se que era nos ossos das clavículas e do esterno que estava escrito o futuro dos humanos. Esta arte divinatória ainda está em uso em alguns lugares da Polinésia.  

A leitura de ossos é a forma mais antiga de adivinhação conhecida na humanidade. O uso de oráculos com ossos está documentado nas paredes de antigas cavernas na África.

Em documentação arqueológica descobriu-se que eram usados na leitura de ossos, partes de ossos de cervos, tornozelos de macacos e ossos de galinhas.  Conchas (búzios), nozes, pequenos cristais, dados de madeira e contas também poderiam ser utilizados juntamente com os ossos. O conjunto destes objetos era conhecido como “Ossos”.

Depois que foram trazidos da África para as Américas, os negros exerciam seus atendimentos de leitura de ossos dentro das senzalas. Fragmentos de ossos e objetos de jogos divinatórios foram encontrados pelos historiadores na região da Carolina do Sul, Missouri, New Orleans nos Estados Unidos até o pais vizinho, o México.

Cada osso individual, ou peça, tem um significado específico que lhe é atribuído, em virtude das características do animal, ou a partir da parte do corpo representado pelo osso. Por exemplo, os búfalos são conhecidos por serem animais migratórios que é frequentemente associado com uma viagem durante a leitura de ossos.

Antigamente nas tribos africanas, os ossos eram atirados em um círculo desenhado no chão. Atualmente o leitor de ossos os jogam em um pano desenhado com símbolos que vão trazer significados a leitura dos ossos.

A leitura de ossos exige uma relação com os antepassados, uma forma de espiritualidade em que se vivencia a memória e a honra aos antepassados. Um altar ancestral é o local onde os ossos são armazenados em uma cesta de vime, quando não estiver em uso.

Ter um bom relacionamento com seus ancestrais é de suma importância, pois são eles que dão o canal intuitivo ao adivinho que está fazendo as leituras.

Alguns sistemas de leitura de ossos têm de 4 a 6 ossos, enquanto outros sistemas podem ter até 184 peças. Alguns sistemas além de ossos, podem incluir a utilização de uma variedade de objetos naturais com inspiração e significado para o adivinho.

As pessoas têm uma grande curiosidade em saber o que acontecerá em suas vidas, apesar de dizerem que tem fé em deus. Tarô, astros, cartas de baralho, números, búzios, I Ching e runas ainda são utilizados para descobrir informações sobre o futuro. Afinal é sempre bom estar prevenido!

Fontes: mulherportuguesa.com e Plataform 9¾ King’s Cross.com

Por: Sandra Maria Duarte

Foto

Sandra Maria Duarte

Sandra Maria Duarte é Professora, geógrafa e psicanalista e vive na Índia O Melhor Blog sobre a Índia é Sucesso entre Jornalistas e Professores. Tema de tese de Doutorado, Mestrado e diversos TGs. Fonte da novela Caminho das Índias. https://indiagestao.blogspot.com

ver mais
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:

mais de Sandra Maria Duarte

Comentários:

1