Os Bandeirantes na nossa terra!

Os Bandeirantes na nossa terra!

- Foto: Divulgação

Os Bandeirantes foram sertanistas que exploravam os sertões em busca de riquezas na época do Brasil Colônia. Entre as riquezas destaca-se o ouro e prata, os índios dos quais escravizavam e que muitos morreram por não suportar os novos hábitos a eles impostos.

Sim, sem dúvidas um episódio nada saudoso da nossa história. Porém muito da nossa cultura devemos a esses desbravadores.

 

São Roque foi fundada pelo Bandeirante Pedro Vaz de Barros, também conhecido como Vaz Guaçu. No início em uma grande fazenda e uma capela onde hoje é a Igreja Matriz.

 

Outro monumento histórico de nossa cidade São Roque que foi edificado por bandeirantes é o Sítio e Capela de Santo Antônio construída por  Fernão Paes de Barros em 1681. O local era parada dos Bandeirantes para descanso e alimentação. A Capela é feita em Arte barroca e no local tem uma Casa Grande Preservada pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Se você ainda não conhece, saiba que é um belo cenário para fotos, um piquenique com os amigos ou familiares e também relembrar a história.

 

São Roque faz hoje parte do Roteiro dos Bandeirantes, que incluem mais oito municípios: Araçariguama, Cabreúva, Itu, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto, Santana de Parnaíba, e Tietê.

 

Conforme registros no  livro Terra Paulista, publicado pela Imprensa Oficial, os bandeirantes plantavam muito para garantir a sobrevivência, roças de milho, feijão, abóbora e outras culturas.

A mandioca era uma das raízes mais consumidas e junto com a farina de milho a de mandioca também eram a base de todas as refeições, juntamente com toicinho ou carne seca dão a origem do tão famoso virado à paulista.. E era assim que conseguiam a energia necessária para aguentar a jornada pesada e de  forte sol nas expedições.

 

Diante da importância dessa cultura, os alunos do 3º Módulo do Curso Técnico em Eventos da ETEC São Roque, irá promover a 1ª Mostra do Festival “Sabores e Cultura Bandeirante”.

 

“ Resolvemos resgatar a história da fundação de São Roque e seus bandeirantes Fernão Paes de Barros e Pedro Vaz de Barros. Queremos um novo foco para o turista e preservar a história do Sítio Santo Antônio.”  Diz Daniela Nardelli, orientadora  do projeto.

 

Além do resgate gastronômico haverá também apresentações musicais, capoeira, doces, tenda da história e cultura Bandeirante.

 

1ª Mostra do Festival “Sabores e Cultura Bandeirante”

Data: 29 de maio

Horário: 10h ás 16h

Local:  Rua 22 de Abril, nº 35, Jardim Renê, São Roque – SP.

(Dependências da ETEC São Roque)
Entrada: Franca
Reserva: [email protected]

 

www.curtasaoroque.com.br

Foto

Raquel Faria

ver mais

mais de Raquel Faria

Comentários:

1