Paixão de muitos: Encontro de Automóveis Antigos de São Roque

Paixão de muitos: Encontro de Automóveis Antigos de São Roque

- Foto: Divulgação

Paixão é algo realmente viciante, do qual muitas vezes demoramos um pouco para nos darmos conta de que existe, mas que nunca morre dentro de nós. E foi assim, que de forma informal o evento EAASR- Encontro de Automóveis Antigos de São Roque surgiu. Alguns amigos que se reuniam no final da Marginal Antonino Dias Bastos para trocarem dicas sobre antigomobilismo perceberam que o movimento aumentava a cada encontro, então em 2001 eles fizeram o 1º EAASR que aconteceu em uma Rua do bairro Taboão, paralelo a Raposo Tavares, no qual ficaram expostos 50 veículos antigos. No ano seguinte o evento ganhou um apoio do Chrysler Clube do Brasil com um público de 3 mil pessoas e 100 veiculos presentes.

O terceiro encontro aconteceu na Brasital no ano de 2006. Com um cenário que veio para somar, ajudando a remeter a época dos carros. A exposição teve cerca de 200 carros e 5 mil pessoas prestigiaram. E dai por diante o evento passou a ser anual e sempre no ultimo final de semana de maio e com 2 dias (sábado e domingo). Desde 2007 passou a fazer parte do calendário oficial dos eventos municipais e em 2016 também do calendário estadual de turismo. E desde 2011 o local oficial passou a ser o Recanto da Cascata.

Outra curiosidade são os pontos turísticos escolhidos para as artes de divulgação, eles fazem um link com a bela cidade, entre eles o Morro do Saboó, Capela de Santo Antônio, Brasital, etc. Para 2016 o ponto escolhido foi a Estação Ferroviária.

A partir do 4º encontro o evento passou a ter uma temática, onde uma marca ou modelo de veículo é homenageado com uma sessão especial, onde já foram temas: Godges, DKVs, Karmann Guhias, Mavericks, Galaxys, Mustangs,  Miura, Veiculos Militares, entre outros. E nessa sessão acontece uma palestra sobre o tema proposto com vários dados históricos.

As curiosidades no meio do antigomobilismo são inúmeras, essa paixão normalmente é passada de pai para filho ou até herdada de outras gerações familiar que as pessoas preservam. Por isso existem colecionadores que foram buscar os carros que foram dos avôs e muitos que buscam por veículos únicos ou que poucas unidades foram fabricadas. Chama a atenção a qualidade e conservação dos veículos dos quais alguns passaram sim por restauração mas outros são totalmente originais.

Programação 2016

Dias: 28 e 29 de Maio

Horário: 9h às 18h no sábado
               9h às 16h no domingo

Local: Recanto da Cascata

Entrada: 1 kl de alimento não perecível (Doação Voluntária)

O evento conta com praça de alimentação completa com restaurantes, food truck, sanduíches, café,  mercado geral, com venda de peças de autos antigos, além de camisetas, discos de vinil, carrinhos miniatura, antiguidades, memorabilia.

Em 2016 o temático será Caminhões Antigos- Confraria dos Gigantes. O FNM Metro (Cabine Metro, estima-se que existam apenas 3) será simbolo o carro do ano, representante do  13ª Edição do EAASR,  tamanha raridade, o seu diferencial está na forma que a que a porta abre, pois os demais abrem para frente “Porta Suicida”, modelo muito famoso nas décadas de 50 e 60 por ser um modelo muito robusto e que contribuiu demais no transporte de carga.

Sexta feira – 27/05

19.30h – 4º Passeio de Antigos por São Roque. Um comboio formado por automóveis antigos, apoiados por “batedores” montados em suas Vespas e Lambretas, passeia pelo centro expandido da cidade, visitando seus principais pontos turísticos e trazendo aquele ar de nostalgia que fica impregnado na história desses veículos.

Nesse dia alguns veículos já ficarão estacionados no recinto.

Sábado – 28/05 – das 9h às 18h
9h – Abertura do evento – recepção e boas vindas aos expositores
10h – Passagem de som
13.30h – Apresentação musical
15h – Palestra –
15.30h – Apresentação musical

Domingo – 29/05 – das 9h às 17h
9h – Recepção e boas vindas aos demais expositores
10h – Apresentação musical – parte 1
11.30h – Palestra –
12.30h – Apresentação musical – parte 2
13.30h – Premiação
15h – Apresentação musical – parte 3

 www.curtasaoroque.com.br

 

 

Foto

Raquel Faria

ver mais

mais de Raquel Faria

Comentários:

1