28/06/2023 às 11h16min - Atualizada em 28/06/2023 às 11h16min

Só comer bem não é ser saudável

Não basta retirar da rotina o glúten e a lactose, mas sim ter equilíbrio em suas escolhas diárias

Priscila Cardoso Delmenico

Priscila Cardoso Delmenico

Priscila Cardoso Delmenico é formada em Nutrição há 13 anos, possui Licenciatura em Docência do Ensino Superior e pós-graduação em Nutrigenômica.

Foto: Freepik
Só comer bem não é ser saudável, para ser saudável precisamos ter diversas ações integradas à alimentação, como: pensar, dormir, praticar atividade física, entre outras. É como um jogo de quebra-cabeça, onde cada ação é uma peça de grande importância para a formação da imagem.

Somente com todas as peças conseguiremos visualizar a imagem por completo, sendo assim imagine que cada ação que você pratica por você é algo de grande importância! Seu corpo vai responder aos estímulos que você der a ele! Então seja sábio! Use a seu favor apenas boas estratégias, crie uma realidade positiva com pequenas boas ações! Tenha constância em sua vida, crie e pratique bons hábitos. Isso leva tempo, mas com toda certeza será um caminho lindo e lhe proporcionará uma longevidade sadia.

Muitas pessoas querem colher os resultados da noite para o dia, mas fisiologicamente não funciona assim, seu corpo precisa de tempo e de ingredientes certos, não queira sentir prazer e facilidade para acordar as 05h30 / 06h da manhã sem despertador. Isso só será possível quando você tiver um sono equilibrado, ou seja, quando o seu sono cumprir todas as etapas de sono leve e de sono profundo. Uma vez que, um sono de qualidade é parte fundamental para ser saudável de verdade.

Então que tal experimentar consumir um chá de camomila ou de melissa, por exemplo, no fim da tarde para desacelerar e melhorar sua noite de sono depois de um dia agitado!
 
Ser saudável envolve construir diversas estratégias simples, mas que te direcione a boas ações! Não basta retirar da rotina o glúten e a lactose, mas sim ter equilíbrio em suas escolhas diárias e isso pode ser feito de diversas maneiras como por exemplo:
  • Na sua casa não precisa ter necessariamente apenas farinha de trigo branca; você pode variar consumindo farinha de aveia, trigo integral, sorgo, entre outras.
  • O leite não é interessante para nenhuma doença autoimune, então porque o consumo diário e em excesso; experimente outras opções como leite vegetal ou troque por um chá!
  • Podemos substituir a muçarela por um queijo meia cura. O queijo meia cura é saudável e possui proteínas fermentadas devido ao seu tempo de maturação;
  • Não fazer o consumo de bebida alcoólica durante semana; deixe este consumo para momentos de festividades, comemorações;
  • Praticar alguma atividade física diariamente; independente de qual seja, escolha uma e faça, pode ser caminhada, musculação ou dança;
A nutrição cria e estabelece um estilo de vida, o qual serve como determinante para uma longevidade de qualidade e remissão de doenças, mas a escolha está em suas mãos.

Lembre-se que o tempo de mudar é agora e que cada um de nós tem seu próprio tempo para que esse processo ocorra. As maiores mudanças acontecem quando percebemos novas necessidades. Cada pessoa tem o seu momento para a virada de chave e essa decisão precisa ser palpável, ou seja, precisa ser aplicado a você!

Temos que ter em mente que existem muitas fontes de informação, mas devemos saber filtrar, pois nem tudo pode ser aplicado a você. Sempre busque por um profissional para lhe conduzir em seu processo de mudança.

O primeiro passo começa quando você decide priorizar a sua saúde, que é o dom mais precioso que possuímos. Ser saudável não pode se resumir apenas em comer bem, ser saudável envolve muitas outras coisas, como a forma de pensar e de agir. Precisamos ter e estabelecer compromissos inegociáveis com nós mesmos e com a nossa saúde, priorizando sempre o nosso bem estar.

Mas para isso, você precisa apenas dar o primeiro passo!
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.